Santa Catarina entra na era do Sistema Digital na próxima terça-feira (25), em solenidade na Assembléia Legislativa, que contará com a presença do ministro das Comunicações.
21/11/2008O ministro das Comunicações, Hélio Costa, estará em Florianópolis na próxima terça-feira (25) para assinar a autorização de transmissão com sinal digital. O evento será realizado às 17h, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. A promoção é do Ministério das Comunicações e ACAERT, com as emissoras de Televisão associadas.
O padrão digital foi lançado em dezembro de 2007 e, atualmente, está presente em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Goiânia. Até janeiro de 2009, deverá chegar a Salvador e Brasília.
Segundo o Minicom, o cronograma de implantação da nova tecnologia está adiantado em todo o país. O Brasil todo será coberto pela TV Digital, de forma aberta e gratuita", afirmou o ministro Hélio Costa.
Sistema Digital
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou em 29 de junho de 2006, no Palácio do Planalto, decreto que define o regime de transição da televisão analógica brasileira para o sistema digital. Na ocasião, estiveram reunidos representantes dos governos brasileiro e japonês, inclusive o ministro do Interior e das Comunicações, Heiko Takenaka; e empresários da indústria eletro-eletrônica e das emissoras.
Com essa decisão, ao invés de simplesmente comprarmos os direitos de uma televisão digital, decidimos criar o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, com características brasileiras, um projeto não apenas para aqueles que podem pagar por um serviço a cabo ou por satélite, afirmou, em discurso durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
O decreto estabelece prazo de 10 anos para que toda transmissão terrestre no País seja digital. Nesse período, os sinais analógicos e o digital serão transmitidos simultaneamente. O consumidor, caso decida desfrutar das vantagens da nova tecnologia, deverá trocar de aparelho ou comprar um adaptador. Senão, poderá continuar com a mesma tevê que tem hoje.
Fonte: Abert/Minicom