O governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, esteve reunido na manhã de domingo (23/11), no Departamento Estadual de Defesa Civil, com as equipes de coordenação na atuação frente aos desastres provocados pela chuva forte que assola Santa Catarina.
23/11/2008Durante a reunião o governador fez contato com os governadores do Rio Grande do Sul, Ieda Crusius, e do Paraná, Roberto Requião, para pedir apoio na atuação junto à Defesa Civil catarinense. O estado de Rio Grande do Sul já colocou a disposição de Santa Catarina um depósito com colchões, cobertores e travesseiros, que já estão sendo transportados.
Em Santa Catarina todas as instituições de emergência, como Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícias, entre outras, e de apoio, ao exemplo das Secretarias de Estado, estão mobilizadas, atuando sob a coordenação da Defesa Civil.
Após a reunião, o governador Luiz Henrique, acompanhado dos comandantes Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Álvaro Maus, e da Polícia Militar, coronel Eliésio Rodrigues, deslocou-se por terra, em missão de força tarefa, para as cidades de Brusque, Gaspar e Blumenau. Luiz Henrique também deverá visitar o município de Joinville, onde o número de desabrigados e desalojados já ultrapassa 2350 pessoas.
No estado já são 7.156 desabrigados e desalojados, sendo que muitas pessoas ainda estão sendo removidas, principalmente na região do Vale do Itajaí. Foram confirmadas, até o momento, oito mortes, sendo cinco em Blumenau, uma em Gaspar, uma em Brusque e uma em Garuva. A recomendação do governador Luiz Henrique é que a população, que não foi afetada, evite sair de suas residências, pois há muitos pontos de rodovias estaduais e federais afetados. Faço um apelo para que as pessoas não se desloquem e, se estiverem em trânsito, que observem as várias situações do trajeto.
Ainda, o governador anunciou que assim que as águas baixarem ele viaja a Brasília para expor o levantamento de danos e prejuízos. Neste momento, segundo ele é impossível ter a dimensão exata da catástrofe. Não podemos afirmar a dimensão dos danos e prejuízos, mas com toda certeza é muito grande, disse.
O Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, colocou a disposição do governo catarinense, mais colchões, cobertores, alimentos, medicamentos e matérias de limpeza. Dois aviões C130, os chamados Hércules, foram disponibilizados pela Aeronáutica para fazer o transporte dos suprimentos, se necessário.
O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do estado já deslocaram reforços do Oeste catarinense, Lages e outras regiões, que não foram afetadas neste momento, para somar forças no Litoral, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.
O diretor estadual de Defesa Civil, Major Márcio Luiz Alves, ressaltou durante a reunião com o governador Luiz Henrique, que o efetivo trabalha com a possibilidade do pior cenário, que seria uma enchente ainda maior no Vale. Segundo ele, o número de afetados é de mais de 1milhão de pessoas. Estamos preparando a logística para todos cenários possíveis, pois é melhor ter excesso do que falta de recursos, afirmou.
Os meteorologistas da Epagri/Ciram, também presentes na reunião, informaram que a condição de chuva continua crítica nas próximas 24 horas, podendo chover entre 60 e 80 mm no Vale do Itajaí, 60 mm na Grande Florianópolis e entre 70 e 100 mm na região no Litoral Norte. Conforme dados apresentas o volume de chuva entre o dia 21 (sexta-feira) e as 9horas da manhã de hoje superou 524 mm em Luiz Alves, 455 mm em Balneário Camboriú, 403 mm em Itajaí e em Itapoá, 300 mm em Blumenau, 254 em São José e 216 em Florianópolis.
A Polícia Ambiental, que também está apoiado as ações de defesa civil, está deslocando do interior de Santa Catarina embarcações e veículos com tração 4x4.
A Defesa Civil de Santa Catarina está solicitando que doações sejam encaminhadas, através das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil ou Secretarias Municipais, conforme organização das prefeituras. As pessoas que tiveram como contribuir devem fazer contatos com essas instituições, através do 199. Desde a tarde de ontem, por decreto do governador do Estado, Santa Catarina está oficialmente em situação de emergência.
Fonte: Defesa Civil