PLANTÃO - Informações da Casan

A situação nos Sistemas de Abastecimento de Água daqueles municípios da área de abrangência da CASAN que tiveram problemas operacionais com as chuvas está praticamente normalizada, e o rodízio no fornecimento implantado na Grande Florianópolis deve ser suspenso ainda nesta quinta-feira, dia 27.

26/11/2008

A CASAN também está solidária com a população dos municípios onde não atua, e sempre que possível está enviando água às localidades mais atingidas.

Daqueles municípios pertencentes ao Sistema CASAN na Região Norte e Vale do Itajaí, apenas Rio dos Cedros ainda estava sem água na quarta-feira, dia 26, com a captação obstruída devido o deslizamento de uma encosta. Em Barra Velha, somente o bairro Escalvados ainda está desabastecido, por causa de um rompimento na rede. O alagamento do local impede o conserto, mas equipes da CASAN já trabalham na instalação de uma rede alternativa para atender provisoriamente as 50 famílias moradoras do local.

O Sistema de Penha/Piçarras, cujas instalações foram alagadas, já está operando com 100% de sua capacidade e agora também atende, de forma emergencial, duas mil ligações do bairro Gravatá, em Navegantes, cuja administração dos serviços é municipal.

Em Blumenau, que também não pertence ao Sistema CASAN, a Empresa tem abastecido carros-pipa na sua Estação de Tratamento de Indaial para distribuição de água potável no município. A CASAN já entrou em contato com a Prefeitura de Itajaí, e, assim que for possível o acesso, o município também receberá água da Empresa. Além disso veículos da frota da Superintendência Norte/Vale do Itajaí, sediada em Rio do Sul, foram colocados à disposição para  o transporte de donativos arrecadados na região e destinados, por enquanto, a Blumenau, onde já é possível chegar.

rodízio deve acabar na quinta

Na Grande Florianópolis, a adutora de 800 milímetros do Sistema Integrado, uma das duas que romperam na última sexta-feira, foi consertada na noite de terça-feira e já opera a plena carga. Com isso, a expectativa da Empresa é suspender o rodízio no fornecimento de água, implantado na noite de domingo, ainda nesta quinta-feira, dia 27.

Mesmo assim, a CASAN pede que a população evite o consumo exagerado até que a água chegue a todas as regiões atendidas. As pontas de rede e as partes altas são as mais prejudicadas sempre que há interrupção no fornecimento, e onde o abastecimento demora mais a retornar a normalidade.

Últimas notícias