BNDES incentiva conversão para o padrão digital
21/05/2009Os programas de incentivo do BNDES à transição das emissoras para o padrão digital foi o tema da apresentação do chefe de Departamento da Área de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Alan Fischler, nesta quarta-feira (20), durante o 25º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. O evento contou com a presença de empresários e especialistas.
Alan Fischler mostrou no painel um dos programas que incentivam a migração e a produção nacional de equipamentos: o PROTVD, lançado em dezembro de 2006. Ele é dividido em três subprogramas voltados para o fornecedor, a radiodifusão e o consumidor, que visam fomentar investimentos direcionados às empresas relacionadas ao Sistema Brasileiro de TV Digital nos respectivos segmentos.
Segundo Fischler, há muito tempo se fala sobre o modelo da televisão digital no Brasil, mas poucos empresários sabem quais são os procedimentos para adquirir uma linha de financiamento. As regras são as mesmas para qualquer financiamento de qualquer setor de negócios. Por isso, deve seguir as exigências do Banco Central que, muitas vezes, podem ser restritivas para alguns empresários, mas, nas verdade, são positivas porque incentivam a produção nacional", defendeu o engenheiro.
Para o painelista, o apoio do BNDES à cadeia produtiva da TV digital traz bons impactos para o setor, uma vez que estimula o crescimento de grupos brasileiros na área de fornecimento de equipamentos e desenvolvimento de softwares. Sem contar que os investimentos também promoverão aumento das exportações, ressaltou.
Assessoria de Comunicação ABERT