Novo Zune vai tocar rádio digital

O tocador de mp3 da Microsoft também terá tela sensível e acesso à internet

29/05/2009

A próxima geração dos tocadores de mp3 Zune HD, desenvolvido pela Microsoft, vai estar habilitada com a tecnologia de HD Radio para rádio digital. O Zune também terá tela sensível ao toque no lugar dos botões físicos, acesso à internet e capacidade de tocar vídeos em alta definição. A expectativa da Microsoft é que os novos aparelhos cheguem às lojas norte-americanas em setembro - o produto não é comercializado no Brasil.

De acordo com Chris Stephenson, diretor geral de consumo e marketing da Microsoft, o rádio tem um papel central na vida das pessoas porque permite a descoberta de novas músicas e de novos artistas, além de informar os ouvintes sobre o que está acontecendo em suas comunidades. “Nós estamos empolgados por disponibilizar gratuitamente a recepção em HD Radio. Com sua qualidade superior de som digital e capacidade de receber uma ampla quantidade de sinais, o Zune vai ser o primeiro tocador de mp3 portátil a ter a tecnologia em todo o mundo.”

O mercado de radiodifusão americano recebeu com otimismo a notícia. Dennis Wharton, vice-presidente da NAB, a associação nacional de radiodifusores dos Estados Unidos, acredita que a novidade vai beneficiar os milhões de ouvintes de rádio do país. “O anúncio feito hoje dá aos 235 milhões de ouvintes semanais de rádio mais uma plataforma para aproveitar esse serviço gratuito e isso coloca o Zune à frente de outros tocadores de música portáteis”, aposta. Para Mark Mays, chefe executivo da Clear Channel Communications, a decisão mostra que a Microsoft está comprometida com os anseios do mercado consumidor norte-americano. “Parabéns à empresa por manter seu compromisso com os consumidores e fornecer acesso à sua fonte favorita de músicas, notícias e programas esportivos: o rádio.”

De acordo com Bob Struble, presidente da IBiquity Digital Corporation, empresa que desenvolveu o HD Radio, a inclusão da tecnologia de rádio digital no Zune vai abrir novos mercados para as duas empresas. “Essa parceria, Microsoft e HD Radio, traz um vasto novo grupo de consumidores da alta qualidade que só o HD Radio pode oferecer. É uma trilha para uma nova geração de novos usuários de pequenos tocadores de músicas portáteis”, disse.

Fonte: Abert

Últimas notícias