<P>Entidade venceu com o case do Relatório de Ações Sociais da Radiodifusão Catarinense</P>
25/06/2009A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil ADVB SC anunciou nesta segunda-feira (20) os vencedores da 11ª edição do Prêmio Empresa Cidadã, que destaca projetos de responsabilidade social de organizações catarinenses nas categorias: Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural.
O anúncio foi feito pelo presidente da ADVB SC, Carlos Joffre do Amaral Netto, em entrevista coletiva realizada no Grande Hotel, em Lages. São 15 empresas e entidades que desenvolveram projetos sociais, analisados por um júri formado por profissionais especializados em cada área. São exemplos que servem de referência e estímulo para o mercado. Por isso, é um dos prêmios mais importantes do estado, ressaltou Amaral.
A cerimônia de entrega do Empresa Cidadã será no dia 20 de agosto, na Pousada Rural do SESC, em Lages. O convite para o evento será a doação de brinquedos, que serão revertidos em favor de entidade beneficente da Região.
Confira os vencedores: (em ordem alfabética)
1 - ACAERT
Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão
Case: Radiodifusão Cidadã Rádio e TV cumprindo sua missão social
2 - ACTU
Associação Criciumense de Transporte Urbano
Case: Vozes em Canto Encantando nossa Gente
3 - ArcelorMittal Vega
Case: Concurso escolar ArceloeMittal Vega criação de consciência para a preservação do meio ambiente e para o futuro sustentável
4 - Baesa
Case: Programa Incluir: o desafio da inclusão social
5 - Celesc
Case: Sou legal, to ligado!
6 - Celulose Irani
Case: Programa de Educação Ambiental Celulose Irani S.A.
7 - Corbetta
Case: Projeto Bola Cheia
8 - Correio Lageano
Case: Lendo e Relendo com o Correio Lageano
9 - Eletrosul
Case: Projeto Pré-Vestibular Comunitário
10 - Enercan
Case: Fundo de Desenvolvimento Rural
11 - RBS/FCDL
Case: Pedágio do Brinquedo/ Natal Solidário 2008
12 - Rio Deserto
Case: Projeto Novo Horizonte
13 - Tedesco
Case: Tedesco Marina Green
14 - Transpetro
Case: Práticas pedagógicas de educação ambiental aliadas a conservação e preservação do meio ambiente através da trilha ecológica sensitiva: a Mata Atlântica como você nunca viu
15 - TVBV
Case: Vinhetas Educativas
Jurados:
- Anita Pires presidente Fundação Catarinense de Cultura
- Márcio Bulgarelli presidente Fundação Arte Solidária
- Maria Gertrudes da Luz Gomes presidente Associação dos Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão
- Volmir Joner da Silveira coordenador da Escola de Esporte da Unisul
- Murilo Flores presidente FATMA
- Prof. João Fert Neto coordenador Curso de Engenharia Florestal UDESC

Maria Elisabeth Medeiros Neves, vice-pres. ADVB/ Lages e Carlos Joffre do Amaral
Netto, presidente ADVB SC anunciando os vencedores do "Empresa Cidadã 2009"
O CASE VENCEDOR DA ACAERT
O investimento das emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina em ações sociais foi de R$ 15,9 milhões em 2008, segundo apontou o Relatório de Ações Sociais da Radiodifusão de Santa Catarina, elaborado pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão ACAERT.
De acordo com o levantamento, foram beneficiadas 1.614 ações sociais principalmente nas áreas da segurança, cultura e saúde. Comparado com o ano de 2007, houve um crescimento de 33,61% no investimento. É o terceiro ano consecutivo que a ACAERT promove o estudo, em parceria com o Instituto Mapa, de Florianópolis.
Este trabalho é uma demonstração inequívoca da responsabilidade social dos radiodifusores e profissionais que honram, diariamente, com qualidade e talento, seu compromisso com o cidadão catarinense, ressaltou a presidente da ACAERT, Marise Westphal Hartke. Com este levantamento tornou-se possível dimensionar a participação comunitária de nossas emissoras, completou.
O relatório também mostra que foi de 2.100 o total de horas em publicidade social, o que daria quase 41 horas semanais nas emissoras de rádio e 3 horas semanais em televisão. O número de horas disponibilizadas em 2008 foi 28% maior que o registrado em 2007. Entende-se como publicidade social toda mídia doada a qualquer causa de interesse público, que não gere nenhum tipo de faturamento para a emissora.
As instituições anunciadas são entidades sem fins lucrativos ou campanhas de cunho social, cultural e esportivo, tais como: campanha do agasalho, contra a corrupção, doação de sangue, educação para o trânsito, meio ambiente, educação especial, entre outros.
No país, somente Santa Catarina e Rio Grande do Sul promovem este tipo de estudo sobre o investimento social das emissoras de rádio e televisão. No estado, as associadas da ACAERT respondem trimestralmente um formulário, que é tabulado pelo Instituto Mapa. As informações são reservadas e o relatório final só disponibiliza os números gerais da pesquisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação ACAERT


