<P>Por iniciativa do deputado Carlos Chiodini (PMDB), o Poder Legislativo realizou, nesta quarta-feira (6), sessão especial em homenagem ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) pela passagem dos 30 anos da emissora no estado.</P>
07/07/2011Chiodini citou a frase promocional do SBT, não importa a idade, se tem 80 ou 8 anos, o SBT provavelmente fez parte da sua vida em algum momento. De fato, o SBT faz parte da história dos catarinenses, telespectadores assíduos dos programas de Silvio Santos, Flávio Cavalcanti, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Raul Gil, Hebe Camargo e Gugu Liberato.
Em Santa Catarina, o SBT, na época denominado TV Studios Silvio Santos (TVS), estabeleceu parceria com a TV Planalto, hoje TV Lages, a primeira afiliada no território barriga verde. Começou assim a história do SBT no estado, com um canal genuinamente catarinense, sob o comando de Roberto Amaral.
Em 1983, a TV Planalto expandiu o sinal, até então restrito ao Planalto, para a região Oeste, formando uma aliança com a TV Cultura, de Chapecó. Posteriormente, uniu-se à TV O Estado, de Florianópolis, passando a cobrir todo o território catarinense. Foi dessa forma que, em 1987, nasceu o Sistema Catarinense de Comunicações (SCC).
A expansão não parou aí. Em 1996, o SCC implantou uma rede de microondas, com 1300 km de extensão, 24 estações, 30 repetidoras de UHF e 78 retransmissoras de VHF, ao custo de 2,5 milhões de dólares. O sinal melhorou e praticamente todos os municípios puderam acompanhar a programação do SBT.
Mas, como nada dura para sempre, em 2000 o SCC se afastou do SBT, mudou sua programação e ampliou o sinal para o Sul do país, sob o nome de Rede TV Sul!, retransmitindo a programação nacional da Rede TV! Todavia, em 2007, o SCC celebrou novo acordo com o SBT e voltou a exibir a programação do canal de Silvio Santos.
Atualmente o SBT, através da Rede SCC, conta com sedes em Florianópolis, Lages, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Joaçaba. E a emissora já estuda a implantação de transmissões digitais.
O diretor de Redes Afiliadas do SBT, Eduardo Silva, que representou Silvio Santos na sessão, agradeceu a homenagem dos catarinenses. São 30 anos de trabalho em busca da melhor informação, do melhor conteúdo, para satisfazer os catarinenses, declarou.
O presidente do SSC, Roberto Rogério do Amaral, agradeceu a iniciativa do deputado Chiodini. Amaral rememorou o início da TV Planalto, quando recebia, na sexta-feira, via ônibus da Reunidas, 17 fitas contendo o programa de Silvio Santos, que seria exibido no domingo, a partir das 11 horas. No início, segundo Amaral, a TV Planalto chegou a exibir oito horas de programação local, toda ela ao vivo.
Na oportunidade, foram homenageados o fundador do SBT, o empresário e apresentador Silvio Santos, no ato representado por Eduardo Silva; o presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral; o vice-presidente, Carlos Jofre do Amaral Netto, a diretora executiva, Ilse Machado do Amaral; o diretor técnico, Rui de Oliveira; o diretor de operações comerciais, Adilson Pereira de Oliveira; o diretor jurídico, Nereu Sebastião do Amarante; o diretor administrativo financeiro, Osni Proença Pereira Junior; o operador de controle mestre, Carlos Tadeu Nascimento de Jesus; e o técnico em manutenção de TV, José de Souza Machado.
Prestigiaram a sessão especial os deputados Jailson Lima (PT), Antônio Aguiar (PMDB), Elizeu Mattos (PMDB), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Neodi Saretta (PT), Mauro de Nadal (PMDB, Gilmar Knaesel (PSDB) e Luciane Carminatti (PT). Também se fizeram presentes o presidente do Tribunal de Contas, Luiz Carlos Herbst e o conselheiro Vilson Wan-Dall; o presidente da ACAERT, Pedro Peiter, o presidente da Facisc, Alaor Tissot; o presidente do Sinduscon, Helio Bairros; o secretário de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa; o secretário geral da OAB/SC, Waltoir Menegotto, além de funcionários do SCC e familiares dos homenageados. (Vitor Santos)
Foto: Fábio Queiroz (Alesc)
Roberto Amaral, do SBT e o deputado Carlos Chiodini
Carlos Amaral e a deputada Luciane Carminatti
Deputado Carlos Chiodini