Terminou nesta quinta (06) em Gramado, no Rio Grande do Sul, o 21º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, promovido pela Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Mais de 400 pessoas participaram do evento que debateu assuntos relevantes para os radiodifusores como a flexibilização da Voz do Brasil, legislação específica para o segmento, o combate às rádios ilegais e oportunidades na Copa do Mundo de 2014. ACAERT foi representada pelo seu presidente, Pedro Peiter.<br>
07/10/2011
A primeira palestra de terça-feira (4) foi de Rodrigo Farina Mello, gerente de serviços e comércio do Sebrae, sobre a Copa do Mundo de 2014. Ele ressaltou que além das boas oportunidades de negócios, as emissoras devem ficar atentas aos cuidados durante a cobertura. O maior problema é a exposição de marca dos patrocinadores da FIFA.
Quando a cobertura for editorial não existem restrições o que não ocorre quando a veiculação for comercial complementou. Ele destacou ainda a possibilidade dos veículos oferecerem serviços para empresas que virão ao Brasil cobrir o mundial. As emissoras estrangeiras poderão precisar de equipamentos para operação e logística e neste ponto, as emissoras pode aproveitar para lucrar.
O segundo painel abordou o combate às emissoras ilegais. O vice- presidente da Agert, Claudio Brito, comandou o debate que contou com a presença da chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Policia Federal no RS, Diana Calazans Mann, o vice-diretor do Foro da Justiça Federal, Guilherme Pinho Machado e o gerente regional da Anatel, João Jacob Bettoni. Questões como penas, danos e denúncias foram discutidas pelos painelistas que sugeriram a elaboração de uma cartilha detalhada com as principais regras para facilitar o entendimento.
Feira de Exposição e Equipamentos
Paralelamente ao congresso, foi organizada a Feira de Exposição e Equipamentos que reuniu 21 empresas de todo o Brasil em um espaço de 285 metros quadrados. Entre os destaques estão os equipamentos digitais e softwares de alta tecnologia para as emissoras de rádio, antenas de transmissão, transmissores de FM e AM, mesas de som, links em UHF e monitores de modulação.
Posse do novo presidente
No encerramento do congresso, o atual presidente da Agert, Alexandre Gadret, foi reconduzido ao cargo. Ele foi reeleito após Assembleia Geral que ocorreu na segunda-feira (3). No discurso, Gadret disse ficou honrado com a reeleição e destacou as principais missões para o biênio 2011/2013. Queremos dar continuidade ao trabalho que vínhamos desenvolvendo, marcado por muitas vitórias.
Como missões a serem concluídas, destaco a aprovação da flexibilização da Voz do Brasil e o combate à pirataria e à ilegalidade, afirmou.
Fonte: ABERT