A nona edição da pesquisa ABA/Top Brands, encomendada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) à Top Brands Consultoria de Branding, confirma uma das maiores qualidades do rádio como veículo de comunicação de massa. Do total de 2.020 entrevistados no estudo, 87% manifestaram sua confiança no rádio. A TV aberta foi a segunda mídia mais bem avaliada no quesito credibilidade, com 83% de respostas positivas.
07/09/2012(06/09/12)
O estudo avalia a força das marcas, com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços. As entrevistas foram feitas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília.
Em seguida, na lista dos mais confiáveis na comunicação, vêm os portais de internet (82%), jornal (79%) e revistas (78). O setor de telefonia foi o que teve o menor grau de confiança. As operadoras móveis alcançaram 74% de confiabilidade e as de telefonia fixa DDD, 70%.
Além de avaliar a lembrança de marca, o estudo aborda confiança, satisfação e intenção de recompra. Isto permite uma análise mais profunda da real força das marcas, indo além da simples leitura de Top of Mind, explica Machado. O estudo permite também cruzamentos que fornecem análises de diferenças comportamentais por classe social, faixas etárias e regiões, complementa.
Assessoria de Comunicação da Abert com informações Top Brands