Programação lembrou a trajetória da emissora com perfil popular tem como missão informar, orientar e entreter a comunidade através do rádio, com responsabilidade, isenção e emoção.
27/10/2012(26/10/12)
Com o slogan Como é bom te ouvir, a Rádio Difusora AM 910 abriu as comemorações dos seus 30 anos. Na segunda-feira, dia 22 de outubro, data de fundação da emissora foi realizada uma missa de ação de graças na Paróquia São Donato, em Içara. Iniciamos agradecendo, destaca a diretora Carolina Guidi.
No dia 24 de outubro, quarta-feira, houve uma festa para convidados de agências de publicidade, imprensa, clientes e autoridades, no Centro de Eventos Oásis, em Criciúma. A ACAERT foi representada pelo presidente Pedro Peiter e pelo executivo Everson Juguero.
Fundada pelo Advogado Nereu Guidi(in memorian), em 1982, a Difusora AM 910 é comandada há 11 anos pelos filhos Carolina e Rafael Guidi. A emissora com perfil popular tem como missão informar, orientar e entreter a comunidade através do rádio, com responsabilidade, isenção e emoção. Para colocar em prática essa missão conta, com mais de 40 profissionais, entre repórteres, comunicadores, produtores, colaboradores e funcionários do setor administrativo.
A Rádio Difusora é marcada pelo pioneirismo e tornou-se referência para outras emissoras da região. Sempre nos preocupamos com a tecnologia, por isso desde que assumimos, em 2001 iniciamos um processo de modernização para deixar a rádio condizente com o seu tempo, salientou Carolina.
Os irmãos implantaram um novo modelo de gestão, com mudanças administrativas e tecnológicas. Além da qualificação de profissionais, foram criados setores, novas vinhetas e repaginação no conceito da marca, o que permitiu em pouco tempo um novo posicionamento no mercado. Procuramos sempre trazer algo novo, diferenciado por isso estamos sempre à frente e somos referência, acrescentou Rafael.
A Rádio Difusora AM 910, foi a primeira a entrar na internet, com um site trazendo notícias de hora em hora; a ter facebook e twitter, com notícias twittadas minuto a minuto e a disponibilizar aplicativo para smartphones.
Histórico
O ano era 1977 em Criciúma, quando as disputas pelo comando administrativo resultaram no fechamento da Rádio Difusora de Criciúma, cidade servida por duas emissoras. Inconformado com a ocorrência, o então deputado federal Nereu Guidi(que já havia sido vereador do município), pleiteou junto ao Governo Federal a implantação de uma nova rádio na cidade.
Era preciso enfrentar o desafio de busca de um novo canal de comunicação. Foi preciso motivar o governo federal para abertura de licitação de uma nova emissora na região e o único canal disponível estava situado no município de Içara. Assim foi feito.
Após um disputado processo licitatório, em 22 de outubro de 1982 ia ao ar, pela primeira vez, a Rádio Difusora de Içara, em homenagem a Rádio Difusora de Criciúma, com o slogan A Onda do Sul. A emissora começou a operar com apenas cinco funcionários, em instalações às margens da rodovia SC-444, na localidade de Linha Três Ribeirões, hoje bairro Liri.
A emissora foi montada com o trabalho e orientação do jornalista Darcioni Silva que, ao lado de Afonso Martins, formou a primeira dupla de comunicadores. Visando atingir as classes C e D no segmento de rádio com música e noticiário local e regional foram contratados comunicadores na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul.
Depois do período de instalação e consolidação, assumem o comando da emissora os irmãos Rafael e Carolina Guidi.
Em 2002, a emissora reassumiu o departamento de esportes, até então terceirizado. Todos os eventos do esporte profissional passaram a ser transmitidos pela Difusora AM 910.
A inovação se refletira também na área do esporte amador com a cobertura de campeonatos regionais e municipais.
Foram implantadas as mudanças técnicas. Novo transmissor, antena de 81 metros e com tecnologia de mono pólo dobrado auto-ressonante, a AM 910 passou a operar com a nova potência cobrindo o sul Catarinense desde Paulo Lopes até o norte do Rio Grande Sul.
O sistema de radiais aéreos além de permitir constante verificação de sua amplitude é o primeiro implantado no sul de Santa Catarina. Em 2003, foram feitas as adaptações e as reformas nos estúdios da emissora, em Içara. No mesmo ano foi inaugurado o escritório comercial em Criciúma, cidade pólo, responsável por grande parte da audiência da Difusora bem como de seu faturamento.
A Rádio Difusora sabe a importância do papel do rádio na sua comunidade. Trabalhar sempre com foco no ouvinte, levando ao ar informação, cultura, entretenimento e interatividade.
Por isso está presente na Internet, desde 2003. Hoje o site da Rádio Difusora é referência para muitas outras rádios e ouvintes que gostam de acompanhar as notícias locais e regionais disponibilizadas diariamente. Atualmente são mais de 2,5mil usuários por dia que usufruem da atualização constante das notícias.
Os irmãos Guidi e a equipe da emissora - 30 anos de história
Rafael e Carolina Guidi
Everson Juguero, Carolina Guidi e Pedro Peiter