Migração da AM para FM, TV Digital, campanhas conjuntas foram temas da pauta do encontro
14/11/2014O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, Daniel Slaviero, se reuniu nesta sexta-feira, 14, com a diretoria da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Esta foi a primeira visita do dirigente a uma entidade estadual, após ser reeleito na presidência da ABERT. A deferência pela ACAERT se explica pelo protagonismo da entidade catarinense na defesa de assuntos de interesse da radiodifusão em todo o Brasil.
“A ACAERT é uma referência de trabalho e de representatividade do meio, seja televisão ou rádio, na defesa do nosso setor. Toda a vez que viemos aqui, sempre levamos experiência e conhecimento das inciativas. Para que as outras entidades nos outros estados também possam copiar e seguir esse exemplo de valorização do rádio e da televisão”, afirmou Slaviero.
Na reunião, as duas entidades definiram uma pauta comum de atuação para o ano de 2015, incluindo uma agenda política. No âmbito judiciário, no sentido de fortalecer o setor de radiodifusão, serão desenvolvidas ações contra as rádios piratas e a bitributação do ECAD, pela flexibilização da Voz do Brasil e contra a veiculação de propaganda comercial pelas rádios comunitárias.
Para o presidente ACAERT, Rubens Olbrisch, foi muito produtivo discutir esses assuntos com o presidente da ABERT. “Foram assuntos importantes que ajudaram a esclarecer melhor os radiodifusores que fazem parte da diretoria da entidade e que estiveram presentes na reunião”, comentou Olbrisch.
TV Digital e Migração AM para FM
Além da pauta comum, a ABERT também definiu duas prioridades para o ano que vem: conduzir o fim da transição da TV Analógica para a TV Digital e o início da migração da Rádio AM para a Rádio FM. Sobre a transição para a TV Digital, Slaviero afirma que a ABERT trabalhará para “preservar a população brasileira que tem na televisão sua principal fonte informação, conteúdo e entretenimento”.
Segundo o presidente da ABERT, até fevereiro de 2015, devem ser realizadas em Santa Catarina as consultas públicas para discutir a questão migração da faixa AM para FM. “Precisamos que as primeiras emissoras comecem a operar logo nos estados do Norte e Nordeste que estão com os estudos mais avançados, para que as emissoras aqui de Santa Catarina também tenham o benefício” informou Slaviero.
A migração da rádio AM para FM deve garantir mais qualidade no áudio que é transmito por essas rádios, além de permitir que o conteúdo das emissoras, que hoje operam em AM, quando estiverem no FM, possa ser aproveitado por dispositivos móveis, como os smartphones e tablets.
“A ANATEL tem um compromisso com a ABERT de realizar as consultas públicas até o fim de fevereiro. Se isso realmente ocorrer, a expectativa é que até o fim do primeiro semestre, entre junho e julho, as emissoras estejam assinando os contratos e montando seus planos de transição e investimentos” espera Slaviero.
Almoço com Secretário Estadual de Comunicação
Após a reunião, os membros da diretoria da ACAERT e o presidente da ABERT almoçaram com o secretário de Comunicação do Governo do Estado, Nelson Santiago. O secretário reafirmou as intenções do Governo de Santa Catarina em continuar estabelecendo um canal de diálogo com os empresários da radiodifusão, através da ACAERT, mas não adiantou como deve ser a política de comunicação neste novo mandato. “O governador está focando seu esforço e seu tempo nesse momento em fazer uma reforma para reavaliar a estrutura do governo. Tem conversado e dito a todos que só irá definir nomes e políticas de governo depois de definida essa estrutura”, afirmou Santiago.
Presença
Participaram da reunião o presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, presidente do SERT/SC, Marise Westphal Hartke, presidente da Fenaert, Ari dos Santos, ex-presidentes da ACAERT, Evelásio Paulo Vieira, Carlos Alberto Ross, Ranieri Moacir Bertoli e os radiodifusores Mário Neves (vp Adm.), Roberto Dimas Amaral (vp. Técnicas), Silvano Silva (vp. Eventos, Mkt e Social), Saul Brandalise (vp. Reg.Fpolis), Carolina Guidi (vp. Reg. Sul), Nereu Lopes de Lima (vp. Reg. Meio Oeste), Humberto Ohf de Andrade (vp. Reg. Vale de Itajaí), Evelásio Vieira Neto (vp. Reg. Adj), Odete Lopes de Lima, Fábio Lopes de Lima, diretor Executivo, Everson Juguero, radiodifusor Carlos Amaral, radiodifusor Fábio Lopes de Lima e o assessor jurídico, Fernando Silva.
Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT