A pesquisa monitora os investimentos publicitários nos principais meios de comunicação e mercados do país.
06/08/2015O Ibope Media divulgou dados da pesquisa regular de monitoramentos dos investimentos publicitários nos principais meios de comunicação e mercados do país. O levantamento mostrou que de janeiro a junho de 2015 foram aplicados R$ 60,1 bilhões em mídia, valor superior em 0,8% em relação ao aferido nos seis primeiros meses de 2014.
Investimento publicitário se manteve estável no 1º semestre de 2015 (Imagem: Reprodução/Facebook)
“Sem o apelo comercial que o Mundial de Futebol (Copa do Mundo) proporcionou na primeira metade do ano passado e com mercado anunciante mais cauteloso, os investimentos publicitários realizados no 1º semestre de 2015 se mantiveram estáveis e permaneceram no mesmo patamar de 2014”, afirma o Ibope Media na apresentação do estudo.
Diretora-executiva do Ibope Media, Rita Romero declara que, mesmo com cenário econômico delicado, algumas categorias de produto apresentaram crescimentos expressivos no período, como o de carnes, produtos farmacêuticos, higiene pessoal e beleza. “Historicamente, os investimentos em mídia no primeiro semestre são mais moderados em comparação com a última metade do ano. Porém, esperamos um segundo semestre mais aquecido para o mercado publicitário”, diz a executiva.
A pesquisa mostra que os investimentos se mantiveram estáveis. Houve, entretanto, inversão entre os anunciantes que ocupam as primeiras posições no ranking. Pela primeira vez, a lista não é liderada por empresa do segmento de varejo ou de bens de consumo. O laboratório Genomma (segmento de higiene pessoal, beleza e farmacêutica) foi o maior anunciante nacional, acumulando R$ 2.13 bilhões de investimentos em mídia, apresentando crescimento de 34%. Em 2014, neste mesmo período, a empresa ocupou a terceira posição.
O segundo lugar do ranking ficou por conta da Via Varejo – anunciante de Casas Bahia e Ponto Frio – que acumulou R$ 2.11 bilhões, acréscimo de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Unilever, que ocupava a primeira posição em 2014, totalizou R$ 1.93 bilhões de investimento em mídia, registrando queda de 21% em relação ao primeiro semestre de 2014.
Entre os 30 maiores anunciantes, o Ibope Media destacou empresas que estavam ausentes no ranking anterior, como Divcom Pharma Nordeste, Ultrafarma, JBS, Renault, BRF Brasil Foods, o Boticário, Lojas Marabraz e Dolly.
Repórter: Comunique-se