ACAERT lamenta falecimento de Eggon João da Silva

Empresário foi um dos fundadores da WEG, de Jaraguá do Sul, importante indústria de equipamentos elétricos do mundo

13/09/2015

Morreu na madrugada deste domingo (13), aos 85 anos, Eggon João da Silva, um dos fundadores da Weg de Jaraguá do Sul, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. O empresário faleceu de causas naturais na cidade de Jaraguá do Sul. Seu corpo foi velado nas dependências da Associação Recreativa Weg (ARWEG). O sepultamento foi realizado às 16h30min no Cemitério Central de Jaraguá do Sul.

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT lamentou o falecimento do empresário, que era considerado um exemplo de empreendedorismo para o mundo.

Em nota, o governador Raimundo Colombo lamentou a morte do empresário, afirmando que Santa Catarina e o Brasil perderam um visionário."A história da fundação da WEG por Eggon, juntamente com Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus, em 1961, mostrou a visão do empresário. A Weg projeta Santa Catarina para o mundo", destacou, em nota.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina – FIESC enalteceu a trajetória empresarial de Eggon João da Silva. “Ao lado de Werner Voigt e Geraldo Werninghaus, Eggon escreveu uma das mais bonitas e vitoriosas páginas da história das indústrias catarinense e brasileira. Ele personifica o exemplo do que é possível construir com trabalho árduo, perseverança, empreendedorismo, ousadia e muita competência”, diz o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que o empresário foi agraciado com as Ordens do Mérito Industrial da FIESC e da CNI, os mais importantes reconhecimentos da indústria estadual e nacional aos que contribuem para o desenvolvimento.

Trajetória profissional
Eggon João da Silva começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, em um cartório de Jaraguá do Sul. Em 1957, depois de 14 anos no principal banco do Estado, torna-se sócio da João Wiest & Cia. Ltda., uma firma especializada na produção de canos de escape para veículos, então com 8 funcionários. Quatro anos depois, Eggon deixa a empresa para enfrentar o maior desafio de sua carreira. .Em abril de 1961, juntamente com Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus, funda a WEG, que na época produzia apenas motores elétricos. Até 1989, Eggon exerceu o cargo de Diretor Presidente da empresa, levando-a a figurar entre as maiores do setor, com participação destacada no mercado nacional e internacional. De 1989 a 2004, foi presidente do Conselho de Administração da Weg. O empresário também fez parte dos conselhos de quatro grandes empresas - Oxford, Tigre, Marisol, e Perdigão, tendo nesta última, inclusive, exercido a função de diretor presidente entre 1994 e 1995.

Foto: divulgação

Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT

Últimas notícias