Alerta foi feito pelo presidente da FENAPRO durante o Mídia Sul 2015, evento que reuniu o mercado da comunicação em Florianópolis
21/09/2015O mercado publicitário endossou o coro contra a proposta do Governo Federal em reeditar a CPMF. A volta da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), anunciada no início desta semana, ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, mas pode inviabilizar parte do mercado publicitário.
O alerta foi feito pelo presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda - FENAPRO, Glaucio Binder, durante o Mídia Sul 2015, que reuniu nesta quinta-feira (17) o mercado da comunicação em Florianópolis.
Em manifesto, a entidade afirma que a experiência do setor com a CPMF, entre os anos de 1996 e 2007 - período em que o tributo vigorou -, mostrou o quanto ele é oneroso e excepcionalmente prejudicial às agências de publicidade, por incidir sobre recursos que não são das agências. “A CPMF incidia, e deverá incidir futuramente, sobre o valor bruto do investimento publicitário dos clientes, o que significa tributar uma receita que não é das agências, onerando indevidamente as mesmas. Nós recebemos o valor bruto dos clientes e repassamos o valor líquido para veículos e fornecedores. Nessa operação, o percentual da CPMF incidirá sobre um dinheiro cuja maior parte não é nossa”, afirma Gláucio Binder, presidente da Fenapro. (saiba mais no video abaixo)
O novo imposto deve ser cobrado sobre as transações bancárias para financiar integralmente os gastos da Previdência Social e faz parte do pacote de medidas do ajuste fiscal para garantir a meta de superávit primário em 2016, reequilibrando as contas públicas.
Confira abaixo a entrevista da Rede de Notícias ACAERT com o presidente da FENAPRO, Glaucio Binder.
Sobre o Mídia Sul
O seminário Mídia Sul 2015 contou com uma programação de sete palestras, realizadas no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. Com o tema “A Mídia Gerando Novos Negócios”, o evento sediou também com o 2º Encontro Nacional de Anunciantes e Agências, com o tema "A Revolução do Consumo - desafios e oportunidades para agências e anunciantes”.
Promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (SINAPRO/SC) e B21 Negócios, com apoio da ACAERT, o Mídia Sul 2015 reuniu mais de mil participantes, entre congressistas e convidados. Além das palestras, o evento contou também com um Lounge de Relacionamento, espaço em que as empresas de diferentes setores da mídia apresentaram seus produtos aos participantes do evento.
ACAERT marcou presença no evento
Felipe Hübbe, gerente comercial, Rosa Estrella, pres. do Sinapro/SC, e Everson Juguero, diretor executivo.
Saiba Mais: http://www.seminariomidiasul.com.br/
Confira abaixo a reportagem da RNA sobre o assunto:
Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT