Um dos motivos do crescimento foi a modernização desses canais
23/02/2016A Anatel, no ano de 2015, registrou em seus canais disponíveis pela internet 1,4 milhão de reclamações de consumidores de serviços de telecomunicações. Este volume representa um aumento de pouco mais de 90% em relação aos 737,6 mil registros efetuados em 2014.
Um dos motivos do crescimento foi a modernização desses canais. Em março de 2015, a Agência reformulou o canal Fale Conosco, disponível em seu site www.anatel.gov.br/consumidor. Além de ficar mais intuitivo, o Fale Conosco passou a utilizar uma linguagem mais simples. Também foram resolvidos problemas que dificultavam o cadastro de consumidores.
Já no mês de junho de 2015, a Agência lançou o aplicativo Anatel Consumidor, que permite registrar reclamações por celulares ou tablets. O app gratuito está disponível para usuários dos sistemas Android, iOS e Windows Phone desde julho. Mais de 115 mil reclamações foram registradas pelo aplicativo até dezembro do ano passado.
Com estas iniciativas, os canais online passaram a ser responsáveis por 34% das reclamações registradas na agência em 2015. No ano anterior, a participação era de 26%.
Melhoria no call center
Em 2015, o call center da Anatel - que atende pelo telefone 1331 - também teve sua capacidade ampliada. Ao todo, os consumidores registraram 2,66 milhões de reclamações por meio deste canal no ano passado, um aumento de 28,1% em relação a 2014.
O crescimento foi possibilitado pela adoção de duas medidas: a contratação, por meio de licitação, de uma nova empresa que assumiu a operação do call center no mês de janeiro de 2015 e a ampliação dos troncos telefônicos utilizados na central. Com isso, os momentos de baixa capacidade operacional decorrentes de mudanças em 2014 não se repetiram em 2015.
Aumento da demanda
A Anatel registrou, em 2015, o volume total de 4,09 milhões de reclamações de usuários - o que significa um aumento de cerca de 43,5% em relação ao ano anterior. De acordo com avaliação da Superintendência de Relações com os Consumidores da Agência, cerca de metade desse aumento decorreu da ampliação dos canais de atendimento e à maior facilidade que o consumidor encontrou para registrar reclamações. Já a outra metade pode ser atribuída ao aumento real da demanda por reclamações.
O setor de telecomunicações encerrou o ano com mais de 360 milhões de acessos em serviço. Em média, foram registradas na Anatel 0,93 reclamações por mês para cada 1.000 acessos em serviço durante o ano de 2015. No ano anterior, esta medida - conhecida como Índice de Reclamações - teve o valor médio de 0,65.
O serviço que mais contribuiu para o aumento durante o ano de 2015 foi o celular pós-pago, com cerca de 1,2 milhão de reclamações - 415 mil a mais que no exercício anterior. Em termos proporcionais, o maior crescimento de reclamações foi o relativo à TV por assinatura, cujo volume aumentou em 83%.
"O consumidor procurou mais a Anatel em 2015. E verificamos que a falta de transparência nas ofertas das prestadoras está por trás de grande parte das reclamações, especialmente no celular pós-pago. Em muitos casos, o consumidor não consegue entender as características do serviço que está comprando e as complexas regras de cobrança e fidelização, por exemplo", afirma Elisa Leonel, superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel.
Ainda segundo ela, nos serviços de telefonia e banda larga fixa "destacam-se as reclamações sobre o mau funcionamento do serviço e, especialmente, sobre os casos em que consumidores não conseguem que a prestadora resolva seus problemas técnicos".
"Esse retrato das reclamações em 2015 é um importante subsídio para o planejamento das ações da agência. Ele nos permite priorizar ações de fiscalização, de acompanhamento e controle e até mesmo de regulamentação tendo como base o ponto de vista do consumidor que precisou recorrer à Anatel após ter encontrado dificuldades em resolver seu problema junto à prestadora", continua a Superintendente.
Reclamações Registradas na Anatel - por canal de atendimento |
||||
2014 |
2015 |
Crescimento nominal |
Crescimento percentual |
|
Call Center |
2.074,1 |
2.657,8 |
583,6 |
28,1% |
Internet |
737,6 |
1.404,6 |
667,0 |
90,4% |
Fale Conosco |
737,6 |
1.289,4 |
551,9 |
74,8% |
Aplicativo |
n.a. |
115,1 |
115,1 |
n.a |
Outros |
36,8 |
25,6 |
-11,2 |
-30,5% |
Total Geral |
2.848,4 |
4.087,9 |
1.239,4 |
43,5% |
Reclamações Registradas na Anatel - por serviço reclamado |
||||
2014 |
2015 |
Crescimento nominal |
Crescimento percentual |
|
Celular Pós-Pago |
781,8 |
1.196,8 |
415,0 |
53,1% |
Telefone Fixo |
892,1 |
1.033,0 |
140,9 |
15,8% |
Banda Larga Fixa |
435,9 |
655,0 |
219,1 |
50,3% |
Celular Pré-Pago |
390,0 |
596,8 |
206,8 |
53,0% |
TV por Assinatura |
319,0 |
583,9 |
264,9 |
83,0% |
Outros |
29,6 |
22,3 |
-7,2 |
-24,5% |
Total Geral |
2.848,4 |
4.087,9 |
1.239,4 |
43,5% |
Repórter: Assessoria de Imprensa ANATEL