Emissoras são prejudicadas por fenômenos climáticos que atingiram SC durante a semana

Cobertura especial de Rádios e TVs mostrou a importância dos veículos tradicionais de comunicação

17/10/2016

Emissoras de Rádio e TV também estão entre os estabelecimentos atingidos pelos eventos climáticos que castigaram Santa Catarina durante a semana. Pelo menos 58 cidades registraram estragos causados pelos ventos fortes, chuva, granizo e um fenômeno conhecido por tsunami meteorológico.

Os problemas começaram na tarde do último domingo (16) pela região sul. Conforme levantamento, a velocidade média do vento chegou a aproximadamente 97 km/h, provocando a queda de árvores, galpões, destelhamento de casas e muitos problemas em toda a rede de abastecimento de eletricidade. Com a queda de energia, algumas emissoras da região ficaram temporariamente fora do ar. Muitas só conseguiram reestabelecer a programação com ajuda de geradores.

Os danos estão sendo atualizados constantemente pela Defesa Civil, mas radiodifusores da região informaram que algumas antenas de transmissão foram destruídas pelo vendaval. As Rádios Antena1 e Litoral de Imaruí, e a Rádio Difusora de Laguna, estão entre as atingidas.

E não foi só o vento forte que provocou danos, no meio-oeste de Santa Catarina a queda de granizo na tarde de quarta-feira (19) também trouxe prejuízos. A Rádio Fraiburgo informou que o departamento de jornalismo, onde estavam equipamentos como computadores e impressoras, foi danificado pelas pedras de gelo.  

Rádio e TV: plantão e cobertura especial

A semana marcada por fortes eventos climáticos em Santa Catarina exigiu uma atenção especial por parte dos veículos de comunicação, tanto em Rádios como TVs. Apesar das dificuldades causadas pelo temporal, equipes de diversas emissoras começaram a repassar as primeiras informações do fenômeno ainda no início da noite de domingo, cobertura que se ampliou ao longo de toda a semana. Os veículos montaram plantões especiais com repórteres que percorreram as localidades mais afetadas, ouvindo o relato dos moradores e destacando a ajuda das autoridades.  

Como a rede de telefonia e internet também foi atingida, ficou evidente a importância dos veículos tradicionais de comunicação.   “Mais uma vez, o papel da imprensa foi fundamental para repassar as informações e orientações aos moradores afetados.  O rádio de pilha e dos veículos foi um item importante no auxílio aos atingidos logo após o evento. E foi a TV que mostrou em nível nacional a dimensão dos estragos”, destaca Rubens Olbrisch, presidente da ACAERT.  

governador Raimundo Colombo esteve no Sul catarinense visitando as áreas atingidas pelo mau tempo. Ele anunciou que o dinheiro do fundo estadual para apoio em desastres naturais será destinado às famílias atingidas. O Governo Federal informou que o BNDES vai ajudar na recuperação das empresas danificadas, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve em Florianópolis onde anunciou assistência imediata à população, com a distribuição de kits de limpeza e de ajuda humanitária. 

Repórter: ACAERT com informações do Diário Catarinense (foto de capa: agência RBS)

Últimas notícias