Estudo da Kantar Ibope Media revela ainda que o meio alcança 91% dos moradores da grande Florianópolis, que passam 4 horas sintonizados por dia
23/02/2017O Kantar Ibope Media divulgou nesta semana a 3ª edição do projeto Book de Rádio com informações importantes sobre o meio. O estudo realizado em 13 regiões metropolitanas onde a audiência é aferida revela, por exemplo, que na grande Florianópolis o rádio alcança 91% dos moradores – acima da média nacional que é de 86% – que passam 4horas sintonizados, em média, por dia.
Além do consumo do rádio e do seu perfil demográfico, a Kantar IBOPE Media apresenta, pela primeira vez, a audiência comportamental do meio com insights sobre os hábitos, preferências, opiniões e consumo dos seus ouvintes.
Perfil:
- 52% Mulheres
- 48% Homens
Classe social:
- 48% são da classe C
- 36% das classes A e B
- 16% das classes D e E
Esse levantamento qualitativo ainda não é realizado na grande Florianópolis, mas em outras regiões do país ele revela que 80% dos ouvintes de rádio em São Paulo acreditam que é muito importante estar bem informado. No Rio de Janeiro, 64% sempre procuram os melhores preços ao comprar equipamentos eletrônicos. Já em Recife, 85% dos ouvintes gostam de produtos que facilitem o dia a dia.
Mercado Publicitário
A pesquisa reforça o posicionamento do rádio como importante meio de comunicação na estratégia de Marketing de empresas e do mercado publicitário. O levantamento aponta, por exemplo, que 46% dos anunciantes do rádio só anunciam nesse meio de comunicação, prova de eficiência do rádio em garantir o retorno esperado pelo cliente.
- 4,5 milhões de inserções publicitárias entre janeiro e novembro de 2016.
- 271 categorias de produtos registraram investimento publicitário no período.
- 9.850 diferentes anunciantes veiculando spots.
- 46% são anunciantes exclusivos do meio Rádio.
“O TGR Rádio, que cruza os dados de aferição regular do meio e do estudo single source Target Group Index, permite que anunciantes e agências estruturem suas campanhas de rádio de forma mais personalizada e efetiva”, explica Dora Câmara, diretora comercial Brasil da Kantar IBOPE Media.
Acesse o site para baixar o Book de Rádio 2017.
Repórter: ACAERT com informações de Tudo Rádio