Apuração foi feita com as 78 maiores agências publicitárias do Brasil
11/04/2019Na tarde desta quarta-feira, 10/4, o Conselho Executivo das Normas-Padrão-CENP divulgou os números referentes aos investimentos em mídia no ano de 2018. O levantamento foi feito pelo Cenp-Meios.
A apuração foi realizada com as 78 agências publicitárias com maior receita no Brasil. O indicador cobre mais de 60% do investimento em mídia, estimativa em comparação aos dados do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media.
Cenp-Meios indica que em 2018 foram investidos R$ 16,5 bilhões em compra de mídia no Brasil. Em 2017 o montante totalizou R$ 16,4 bilhões. No primeiro semestre de 2018 foram investidos R$ 7,67 bilhões
TV
Em 2018 a TV aberta manteve a maior fatia do bolo publicitário: 58,3%. No ano anterior essa participação foi de 58,7%.
Internet
Comparando 2018 com 2017, esse meio cresceu 2,9 p.p., respondendo por 17,7% do bolo contra 14,8% em 2017.
OOH
Esse meio cresceu em 2018 quando alcançou 8,4% de participação contra 7,6% em 2017.
Investimentos erm mídia janeiro a dezembro de 2018
MEIO Valor Faturado (000) Share (%)
CINEMA R$ 48.906 0.3%
INTERNET R$ 2.921.328 17.7%
JORNAL R$ 395.640 2.4%
OOH R$ 1.391.865 7.7%
RÁDIO R$ 659.877 4%
REVISTA R$ 256.575 1.6%
TV ABERTA R$ 9.642.777 58.3%
TV ASSINATURA R$ 1.224.230 7.4%
Total R$ 16.541.198 100,0%
Investimento por Região - Via agências
REGIÕES Valor Faturado (000) Share (%)
CENTRO-OESTE R$ 311.550 1.9%
NORDESTE R$ 694.463 4.2%
NORTE R$ 135.766 0.8%
SUDESTE R$ 4.185.329 25.3%
SUL R$ 767.384 4.6%
NACIONAL R$ 10.446.706 63.2%
Total R$ 16.541.198 100,0%
Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por meio, período ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação. Saiba mais.
Notas gerais:
¹Mercado Nacional: refere-se às veiculações em tempo e/ou espaço simultâneo, em todas as praças de abrangência do veículo de comunicação, não se confundindo com a consolidação dos resultados por praça ou região. O mercado nacional pode ser considerado como mais uma região.
²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios
³Os dados dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, ainda não incluem as veiculações nas demais plataformas daqueles meios, pois foi em maio/18 que esta deliberação ocorreu. Considerando os esclarecimentos prestados no item 13 do “Perguntas e Respostas”, bem como as implementações tecnológicas finalizadas em agosto desse ano, o CENP-Meios passará a receber os dados consolidados naqueles meios, possivelmente a partir do 2º semestre de 2018.
*Investimento em Mídia: Investimentos em mídia referem-se aos valores recebidos pelos veículos.
Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
** Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado” e o “Desconto-Padrão”.
Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.
Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.
Repórter: Acontecendo AQUI