Nessa primeira fase, solução apresentada ao mercado brasileiro consegue avaliar o desempenho de publicidade na TV e no Youtube
12/05/2021
Afim de atender a uma demanda recorrente dos anunciantes – a
de conseguir compreender, de forma mais ampla, o desempenho de suas campanhas
publicitárias nos diferentes canais de comunicação – a Kantar Ibope Media
apresenta nesta semana ao mesmo o Cross Media Performance, uma ferramenta que
combina a visualização das campanhas na televisão e nas plataformas digitais.
Nessa primeira fase, o Cross Media Performance conseguirá monitorar o desempenho das campanhas publicitárias veiculadas na televisão e no YouTube, por conta de uma parceria da empresa com o Google. Nas próximas etapas, de acordo com Melissa, a ideia é estender o monitoramento para redes sociais e open web, abrangendo um universo maior da internet.
De forma prática, a ferramenta combina os dados de mensuração que a Kantar Ibope Media já possui na mensuração de televisão e os integra com os dados fornecidos pelos players parceiros (no caso, o YouTube). A CEO da empresa de pesquisas explica que o Cross Media Performance consegue fazer o cruzamento dessas informações eliminando duplicação, a fim de fornecer uma amostra real da audiência das campanhas publicitárias. Melissa esclarece que, para o monitoramento, é necessário que o anunciante autorize o reporte de seus dados.
Nos últimos meses, a Kantar veio fazendo testes na
ferramenta, com a mensuração da audiência das campanhas de nove anunciantes.
Melissa conta que os profissionais de dados da companhia trabalharam para a
construção de um universo de dados equiparados, que consiga representar tanto a
audiência televisiva como o desempenho de visualizações na plataforma de vídeos
do Google. “O mercado espera por isso há bastante tempo e, a partir do momento
em que a ferramenta começa a funcionar, ela acaba sendo uma fonte de
aprendizado e de repertório, pois vai gerando dados e entendimento para a
tomada de decisões, por parte das agências e anunciantes, de forma mais ágil e
rápida. É possível ver o desempenho das campanhas enquanto elas estão no ar,
fazendo as alterações necessárias”, explica. O fornecimento de dados do Cross
Media Performance será diário.
A Kantar Ibope Media está em negociação com outras plataformas de tecnologia e empresas do segmento digital para ampliar a gama de parceiros do projeto. De acordo com Melissa, a expectativa é de anunciar as próximas parcerias já nos próximos meses.
Repórter: Meio & Mensagem