Techsurvey, da Jaocob Media, é um dos principais estudos do segmento no mundo
21/06/2021O
Techsurvey 2021, produzido anualmente pela Jaocob Media, é um
dos principais estudos do segmento no mundo examinou o impacto da pandemia no segmento de uma
forma bastante abrangente: ouvintes de rádio por aparelho tradicional, uso de
aparelhos como alto-falantes inteligentes e mudanças gerais nos hábitos de consumo
do meio.
A pesquisa tem como amostra 70
estações de rádio, resultando em mais de 42.000 pesquisas de
ouvintes de rádio.
Entre os
principais motivos para ouvir rádio AM/FM, a pesquisa aponta:
Crescimento
do consumo da rádio em dispositivos digitais cresceu de 32% em 2020 para 35%
neste ano. Enquanto isso, o consumo em dispositivos tradicionais caiu de 65%
para 61% do total de pessoas que escutam o meio.O hábito de ouvir rádio já é
popular inclusive entre os donos de smart speakers, ou assistentes inteligentes
por voz. As duas ações mais realizadas nesse tipo de dispositivo são:
No estudo
Techsurvey 2021, 76% dos entrevistados declararam sentir uma conexão com suas
emissoras favoritas. Uma das razões para isso, apontadas pelos próprios
ouvintes, é o fato de eles considerarem a orientação local como uma das
principais vantagens da rádio.
Desde 2014, a Jacob Media aponta que a rádio vem deixando de ser um meio prioritário para o ouvinte conectar-se com seus artistas musicais favoritos. Em vez disso, a partir de 2019, DJs, comunicadores e programas específicos tornaram-se uma razão mais forte para se ouvir rádio.
O estudo também avalia os hábitos online e offline do público de rádio, incluindo
Repórter: ACAERT com informações de Jacobs Media e NSC Negócios