Estudo indica novos hábitos de consumo do rádio

Techsurvey, da Jaocob Media, é um dos principais estudos do segmento no mundo

21/06/2021

O Techsurvey 2021, produzido anualmente pela Jaocob Media, é um dos principais estudos do segmento no mundo examinou o impacto da pandemia no segmento de uma forma bastante abrangente: ouvintes de rádio por aparelho tradicional, uso de aparelhos como alto-falantes inteligentes e mudanças gerais nos hábitos de consumo do meio.

A pesquisa tem como amostra 70 estações de rádio, resultando em mais de 42.000 pesquisas de ouvintes de rádio.

No Dial Convencional

Entre os principais motivos para ouvir rádio AM/FM, a pesquisa aponta:

  • É mais fácil de ouvir no carro: 65%.
  • Por causa de DJs, comunicadores e programas: 61%.
  • É de graça: 60%.
  • Por causa do hábito: 55%.
  • Para ouvir músicas e artistas favoritos: 55%.
  • Sentimento de conexão com a rádio: 52%.
  • Ouvinte gosta de trabalhar ouvindo rádio: 51%.
  • A rádio faz companhia: 46%.

Rádio no Digital  

Crescimento do consumo da rádio em dispositivos digitais cresceu de 32% em 2020 para 35% neste ano. Enquanto isso, o consumo em dispositivos tradicionais caiu de 65% para 61% do total de pessoas que escutam o meio.O hábito de ouvir rádio já é popular inclusive entre os donos de smart speakers, ou assistentes inteligentes por voz. As duas ações mais realizadas nesse tipo de dispositivo são:

  • Ouvir streaming de música: 37%.
  • Ouvir rádio: 31%.

Conexão com Emissoras locais

No estudo Techsurvey 2021, 76% dos entrevistados declararam sentir uma conexão com suas emissoras favoritas. Uma das razões para isso, apontadas pelos próprios ouvintes, é o fato de eles considerarem a orientação local como uma das principais vantagens da rádio.

Mais do que música

Desde 2014, a Jacob Media aponta que a rádio vem deixando de ser um meio prioritário para o ouvinte conectar-se com seus artistas musicais favoritos. Em vez disso, a partir de 2019, DJs, comunicadores e programas específicos tornaram-se uma razão mais forte para se ouvir rádio.

E Mais

O estudo também avalia os  hábitos online e offline do público de rádio, incluindo

  • Alto- falantes inteligentes como Alexa, Google Home e Apple HomePod da Amazon
  •  Opções de entretenimento sob demanda, como podcasts , Netflix, Hulu e Spotify
  • Zoom e o crescimento explosivo das plataformas virtuais de víde
  • O impacto da pandemia na escuta de rádio por plataforma e local
  • Aproveitando os pontos fortes do rádio , especialmente durante a pandemia

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Repórter: ACAERT com informações de Jacobs Media e NSC Negócios

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