Com dados e informações atrativas, o Mídia Kit auxilia as marcas a entenderem o perfil da sua emissora
14/07/2021(Crédito: Unsplash - https://unsplash.com/photos/hpjSkU2UYSU)
O mídia kit vai ser o seu cartão de visita, um documento com um pacote de informações sobre o veículo em que trabalha, que também é utilizado por produtores de conteúdo e influenciadores digitais. Nele você vai apresentar seu trabalho, divulgar dados e informações importantes a respeito de sua empresa e serviços, além de mostrar o valor de seu trabalho para atrair futuros parceiros de negócio.
É utilizado para facilitar a compreensão do perfil do seu veículo, é informativo e de fácil entendimento, para visualizar se seus serviços encaixam com os interesses da empresa, anunciantes e patrocinadores. Ele deve atender às necessidades de publicidade e comunicação de seu tipo específico de negócio.
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Nesse kit é exposto dados sobre a sua plataforma, quem é seu público, quais são os níveis de engajamento e quais tipos de materiais pode elaborar para a marca interessada. Sendo uma forma de monetizar seus conteúdos, e divulgar sua emissora para que empresas conectem-se com seus serviços. A partir dessa análise, a empresa tem embasamento para decidir se vale a pena realmente investir em publicidade na sua plataforma.
O que é essencial em um mídia kit?
1. Sobre você
Desde sua fundação, até quem faz parte da equipe, pois é fundamental conhecerem a história do veículo e quem está à frente dele. Este é um ótimo lugar para discutir o que você faz, e quais são seus propósitos. Destaque seus pontos fortes e características únicas. Dê uma ideia de quem você é e por que seria um bom colaborador.
2. Missão, valores e objetivos
Identifique seus objetivos no mídia kit, para que o destinatário também possa reconhecer o papel potencial da empresa em seus próximos passos. Você deve alinhar seu propósito, seus valores e missão, pois é importante para que as empresas entendam o que faz sentido para a emissora, quais são seus benefícios, o que ela oferece a sua audiência, e o que poderá proporcionar a empresa.
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3. Informações de contato
Obviamente, você precisa colocar as principais formas de contato com sua empresa, e garantir que ela esteja atualizada. Entre eles, número de telefone (é WhatsApp também?), seu site, contas de mídias sociais, endereço físico, caso tenha, e o seu e-mail de negócio.
4. Estatísticas, números e perfis da audiência
Além das estatísticas de métricas detalhadas do público, ouvintes diários, melhores horários e tráfego de audiência, forneça informações sobre o público principal, com base em idade, escolaridade, gênero e classe social. Você pode colocar outras informações que foquem no comportamento dos ouvintes, hábitos, estilo de vida, local onde moram, gostos, isso tudo nas diferentes plataformas que a rádio está presente. Os dados devem ser reais, auditados por uma empresa de credibilidade no mercado ou ferramenta de análise. Inclua também dados das suas redes sociais (caso tenha), hoje em dia é um fator de grande relevância.
5. Dados geográficos
Esclareça dados e informações sobre o local em que a emissora está inserida, como a região, cidade, e foque na abrangência e alcance.
6. Nicho de mercado
Você deve deixar claro o segmento e nicho de sua empresa, para que o anunciante avalie se está apostando no veículo certo, com foco em obter resultados positivos. O veículo é segmentado em algum público? Tem um viés específico? Deixe essas informações claras.
7. Programação
Não esqueça de contar um pouco sobre a programação do seu veículo. Lembre de descrever um pouco sobre cada momento do programa, destaque os picos de audiência, quando forem horários mais segmentados, tudo o que possa ser útil para a empresa compreender melhor sua programação.
8. Cases de sucesso e parceiras que já realizou
Para mostrar credibilidade, na última página, uma dica é destacar as empresas que já trabalharam com você. É uma forma de mostrar o alcance e os resultados da rádio, se possível, inclua depoimentos deles.
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Se sua emissora ainda não possui um mídia kit, está na hora de fazê-lo. É um documento de apresentação indispensável e estratégico na hora de fechar parcerias, pois foca em destacar o que de melhor você tem a oferecer aos anunciantes.
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Referências: NeilPatel e Investopedia
Repórter: Isadora Ogawa