No evento AESP Talks, CEO da empresa destacou o aumento do consumo de mídia durante a pandemia
28/07/2021Em sua fala, Melissa mostrou que houve uma "explosão de
consumo dos meios pela internet", ou seja, o público passou a buscar pela
distribuição on-line de conteúdos de rádio, jornal, revista e televisão. Para
se ter uma ideia desse avanço, o rádio contava em 2016 e 2017 com cerca de 3%
de seu consumo via internet. Esse percentual subiu para 4% nos anos seguintes,
6% em 2020 e disparou para 13% em 2021.
Com base nesse novo cenário, Melissa explicou que a ferramenta Extended Radio deverá apoiar o setor nessa nova realidade de consumo. Segundo a CEO, a ferramenta poderá responder questionamentos como "qual a performance dos diferentes formatos e conteúdos de programação (por dias da semana e faixas horárias? Quem são os concorrentes (transmissão offline e digital)? Qual a posição nacional de uma determinada emissora, tanto no consumo no dial e no digital? Como valorizar o espaço publicitário da emissora?".
Assim como em sua participação anterior, Melissa destacou que a medição de rádio será híbrida, ou seja, as emissoras assinantes da Kantar IBOPE Media e o mercado continuarão com as pesquisas regulares do meio e também terão a disponibilidade dos dados em tempo real fornecidos pelo Extended Radio. As métricas geradas pela ferramenta são semelhantes aos dados fornecidos por outras plataformas e mídias digitais, suprindo uma demanda do mercado. Essa aproximação dos dados de rádio com o digital é uma discussão global no setor.
Ainda segundo Vogel, inicialmente o Extended Radio estará disponível para as emissoras assinantes da pesquisa regular, ou seja, estações das 13 praças monitoradas todos os meses pela Kantar IBOPE Media. Porém, já está no planejamento da empresa expandir a ferramenta para mercados que não contam com a medição tradicional, ou seja, o Extended Radio deverá ficar ao alcance de qualquer estação brasileira ou compradores de mídia que estiverem interessados no serviço.
Conforme anunciado na semana passada, o Extended Radio é fruto de uma parceria entre a Kantar IBOPE Media e as empresas de tecnologia Triton Digital e Nextdial.
Consumo do rádio em alta e Inside Radio 2021
Em sua apresentação, Melissa destacou o avanço no consumo de
diferentes plataformas e meios no Brasil entre 2020 e 2021. Com base nas praças
regulares acompanhadas pela Kantar IBOPE Media, o rádio contou com 80% das
pessoas afirmando que escutaram rádio em 30 dias. O número, segundo a
apresentação, é 2% superior ao dado de 2020.
Para efeitos comparativos, Melissa mostrou que 49% das
pessoas consumiram video on demand em 30 dias, 74% usaram redes sociais em 30
dias, 34% consumiram jornais ou revistas em 30 dias e 90% assistiram televisão
em 30 dias.
Melissa também anunciou mais duas novidades da Kantar IBOPE Media para o segundo semestre deste ano. A primeira foi a confirmação de mais uma edição do levantamento especial Inside Radio, planejado para ser disponibilizado ao mercado para o dia do rádio (25 de setembro). E a outra será o lançamento de mais uma métrica de rádio para o mercado brasileiro, chamada de impacto. A Kantar já está em discussão com a indústria sobre a novidade e, em breve, deverá detalhar sobre.
O "AESP Talks - Análise do Mercado Publicitário" com Melissa Vogel contou com as apresentações de Rodrigo Neves (Grupo Bandeirantes / presidente da AESP), Marco Moretto (Rádio Hot 107 FM), Fábio Faria (Rede Transamérica) e Jacomo Sanzone (Metropolitana FM São Paulo).
Repórter: Tudoradio.com