4 maneiras simples de valorizar os minutos e a audiência da sua emissora
30/07/2021(Crédito: Unsplash)
Quando uma rádio não está lucrando como era pretendido, é preciso identificar quais são os obstáculos que impedem o crescimento da empresa. Em outras palavras, é preciso pensar em maneiras para tornar as inserções, na emissora, mais atraentes para futuros anunciantes. Além disso, é essencial descobrir oportunidades perdidas e começar a aproveitá-las. Assim, é possível garantir novas fontes de renda para a emissora. Conheça, neste post, quatro dicas para fazer da sua rádio um negócio mais lucrativo:
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1. Controle de tempo dos anúncios veiculados
Tempo é dinheiro: se você tem uma rádio, deve levar esta expressão ao pé da letra. Imagine se os anúncios veiculados na sua rádio tiverem, em média, 5 segundos a mais do que o tempo vendido. Por exemplo, se são veiculados 100 anúncios por dia, são 500 segundos de transmissão gratuita. No nosso exemplo, são mais de oito minutos perdidos diariamente. Perdidos porque este é um tempo que a sua rádio poderia vender para outros anunciantes. Para que a sua emissora tenha uma boa lucratividade, portanto, é preciso controlar o tempo de cada anúncio veiculado.
2. Identifique quais são os horários mais concorridos
Lembre-se da lei da oferta e da procura: se um produto é muito procurado, é possível cobrar um pouco a mais por ele. Da mesma forma, os horários com mais visibilidade na sua emissora devem ser os mais caros. Se um programa tem muita audiência, por exemplo, é bem provável que exista um maior número de anunciantes interessados em seus espaços comerciais. Nada mais justo do que estabelecer preços mais altos nesse caso. Como o retorno vai ser maior, o negócio continua valendo a pena para as empresas anunciantes.
3. Pense em estratégias para aumentar o valor das inserções
Use estratégias de marketing e de vendas para aumentar o valor das inserções feitas na sua rádio. Um bom exemplo de como fazer isso é investindo em ações para aumentar a audiência da sua emissora. Quanto maior for o público da rádio, maior será a visibilidade dos anúncios divulgados nela e maiores serão as possibilidades de retorno para as empresas anunciantes. Logo, maior poderá ser o valor cobrado por inserção. Também é possível oferecer serviços complementares, consultoria, por exemplo, para empresas que ainda não possuem estratégias de marketing bem definidas.
Como o marketing pode promover sua emissora?
4. Crie pacotes especiais
Aproveite as diferentes oportunidades disponibilizadas por tecnologias como smartphones e internet. Existem muitos espaços que podem ser vendidos atualmente, além dos comerciais veiculados na rádio. Quanto mais plataformas a emissora utiliza, maior é o seu público e maiores são as oportunidades de lucro. Se a sua rádio possui um site, um blog e um aplicativo, então você tem mais três possibilidades de canais em que podem ser feitos anúncios. Crie pacotes que incluam estes canais e atraia o interesse de mais empresas.
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Para aumentar o faturamento da sua rádio, é preciso controle e planejamento. A sua emissora já aproveita todas as oportunidades disponíveis?
Repórter: Cadena