Levantamento realizado pela Kantar Ibope Media comprova força do rádio no estado
29/10/2021A
Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT divulgou
nesta sexta-feira (29) pesquisa inédita mostrando que 74% dos entrevistados
ouviram rádio nos últimos 90 dias em Santa Catarina. A Kantar Ibope Media
consultou presencialmente 1.200 pessoas no estado, no período de 1º a 12 de
junho. A divulgação foi durante evento on line realizado no Hotel Lang Palace,
em Chapecó, que teve início exatamente às 10h07, horário escolhido para
ressaltar uma das principais informações da pesquisa. Os dados revelam, ainda,
que 66% afirmaram ouvir rádio em algum momento nas últimas 24 horas, com uma
divisão equilibrada entre os gêneros: 56% masculino e 44% feminino.
“Nosso
objetivo foi comprovar a força do rádio em Santa Catarina. Um veículo cada vez
mais atual e presente na vida dos catarinenses, que soube se adaptar às novas
tecnologias, sendo inovador e mais veloz que outras mídias. É com orgulho que
apresentamos a relevância desta grande força da comunicação no estado”,
destacou o presidente da ACAERT, Silvano Silva. Segundo Taís Souza, gerente
Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media, “o projeto ACAERT foi construído por
várias mãos, em parceria com o grupo de trabalho da entidade. Foram atendidos
os objetivos de investigação do Meio Rádio”.
Sobre
a frequência do consumo, 43% ouvem rádio todos os dias, com destaque para o
tempo dedicado ao meio: 44% afirmaram ouvir rádio pelo menos 2 horas por dia. A
pesquisa indica ainda que entre os ouvintes, 94% ouvem a programação das
emissoras no dial e 14% na internet. O detalhe é que o público que consome o
rádio pela internet prefere os períodos da tarde, noite e madrugada.
Conteúdo - A pesquisa da ACAERT mostra que 67% dos entrevistados ouvem o rádio em aparelhos comuns, 39% no carro, 17% no celular, 6% em algum aplicativo e 4 % na TV. Perguntado o que o rádio é para o catarinense, 39% responderam que é companheiro, 38% confiável, 35% tradicional e 30% divertido. “O Rádio é realmente o companheiro de todas as horas e em qualquer lugar”, explica Silvano Silva.
Sobre
o conteúdo consumido, a música aparece em primeiro lugar na preferência com
79%, notícias 58%, esporte/futebol 28%, religioso 20% e 16% cultura. Música e
notícias permanecem no top 2 entre homens e mulheres, mas há diferenças nas
escolhas a partir da terceira posição, pois o homem consome mais esportes e
mulher tem preferência por conteúdo religioso. A pesquisa da ACAERT ressalta
que 87% dos entrevistados consideram o rádio importante no seu dia a dia, seja
para fazer companhia, ouvir música ou se inteirar das informações da cidade e
região.
Comercial
– O levantamento da ACAERT quis saber também sobre o
impacto da mensagem comercial na vida das pessoas. Os números mostram que 89%
dos pesquisados lembram de ter ouvido algum comercial nos últimos 30 dias. Revela
ainda que 75% confiam nos comerciais de rádio e que 40% já pesquisaram ou
compraram algum produto anunciado. Outro aspecto importante é que 89% dos
ouvintes catarinenses são das classes A, B e C, com índices de escolaridade e
socioeconômicos acima da média nacional.
“O
Rádio é um meio que sempre esteve ao alcance de todos, conectando pessoas de
diferentes gerações através das mais variadas emoções. É o grande companheiro
de milhões de ouvintes pelo país e é especialmente relevante em Santa Catarina,
já que 87% dos catarinenses consideram o rádio importante no seu dia a dia.
Essa pesquisa em parceria com a ACAERT, com um olhar tão aprofundado no cenário
do meio no estado, é uma iniciativa inédita e que reafirma a credibilidade e a
relevância do rádio em Santa Catarina”, explica Tais Souza, gerente Comercial SC/RS da Kantar IBOPE Media.
“Ao
nos depararmos com números tão significativos, ficamos convictos de que temos
em Santa Catarina uma radiodifusão forte e eficaz naquilo que entrega aos seus
ouvintes e as seus clientes”, ressaltou a diretora da Rede Comercial da ACAERT,
Liza Rocha.
RESUMO
·
Força
7 em cada 10 pessoas ouviram Rádio nos últimos 90
dias em Santa Catarina. Além disso, o consumo predomina no dial com 94%
de share
· Consumo
Entre os ouvintes, 43% afirmam ouvir Rádio todos os
dias e 44% ouvem pelo menos duas horas por dia
· Preferências
Música e Notícias estão entre as principais
preferências de conteúdo do ouvinte catarinense
· Estilos musicais
Os ouvintes têm preferência por Sertanejo, música
Gospel, Sucessos Internacionais e rock
· Segmentação
É importante respeitar as preferências de conteúdo
e estilos musicais, pois elas são distintas entre gênero, idades e classe
social
· Conteúdo
No geral, homens consomem mais conteúdo esportivo,
principalmente futebol, enquanto as mulheres estão mais interessadas em
conteúdo religioso e cultura.
· Reconhecimento
87% dos ouvintes consideram o Rádio importante no
seu dia a dia
· Relevância
Companheiro e ágil nas informações estão entre os
principais atributos reconhecidos pelos ouvintes
· Credibilidade
O meio é considerado confiável em vários aspectos.
Ouvintes confiam nos testemunhos dos locutores, assim como nas notícias
transmitidas em sua programação
· Publicidade
Além disso, os ouvintes afirmam confiar nas
propagandas e divulgações de produtos e serviços feitos por locutores de Rádio.
· Conversão
As publicidades feitas no Rádio geram grande
lembrança nos ouvintes. Apenas 11% dos entrevistados não se lembram de ter
ouvido algum comercial em áudio
Números:
- Para o catarinense o rádio é:
39% companheiro
38% confiável
35% tradicional
30% divertido
- Motivos para ouvir rádio:
87% consideram importante no seu dia-a-dia
55% Me faz companhia enquanto realizo outras atividades
49% Traz notícias de forma rápida
38% pra ouvir música
37% Traz informações sobre minha região/cidade
25% É uma fonte de informação confiável
- Preferência de Conteúdo:
79% musical
58% notícias
28% esporte/futebol
20% religioso
16% cultura
16% clima
14% policial
14% economia
14% trânsito
12% político
11% educação
10% mídia/famosos
- Como ouvem rádio:
67% ouvem pelo rádio comum
39% ouvem no carro
17% ouvem no celular
6% em algum aplicativo
4% na TV
- Onde ouvem:
51% em casa
34% no carro
17% no trabalho
4% no transporte público
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Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT