O dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. Por isso, a pauta de hoje não poderia ser outra
07/04/2022(Crédito: Getty Images)
Há 192 anos, nesta mesma data, 7 de abril, foi assassinado no Brasil o italiano João Batista Líbero Badaró, 32, por defender a liberdade de expressão e se opor a quem quer que duvidasse do poder de autonomia do País. O jornalista publicou no Observador Constitucional que "não devia vegetar no Brasil a planta do despotismo".
As últimas palavras de Líbero Badaró após ser baleado ainda inspiram repórteres e outros inconformados com a obstrução da liberdade de imprensa. “Morre um liberal, mas não morre a liberdade”, disse. Sua morte iniciou o movimento que destronou Dom Pedro I, em 1831, após ser apontado como um dos mandantes do assassinato.
Também no dia 7 de abril, em 1908, foi criada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a data se tornou o Dia do Jornalista, uma homenagem a Líbero Badaró e tantos outros profissionais que tiveram as vidas ceifadas por adversários políticos.
Hoje o Estadão fez uma seleção de filmes e séries que têm o jornalismo como tema principal, muitos deles baseados em fatos reais e grandes investigações históricas.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Em Search: WWW, o foco são as táticas de SEO. A série coreana conta a história de três mulheres que trabalham nos principais portais de notícias da Coréia do Sul: Bae Ta-mi, Cha Hyeon e Song Ga-Kyeong. Elas são extremamente competitivas e querem sempre estar no topo dos mecanismos de busca, pautando o interesse público.
A história começa a ficar intensa no momento em que o portal em que Bae Ta-mi trabalha é acusado de forjar notícias para esconder escândalos políticos e desviar a atenção do público por dinheiro. Ela acaba sendo acusada de fraude, vai trabalhar no portal concorrente e as suas então inimigas se tornam aliadas em busca da verdade.
Onde assistir: Viki
Spotlight é um filme baseado em uma verdadeira investigação de repórteres de Boston que apuraram casos de violências sexuais contra crianças e adolescentes cometidos pela Igreja Católica. Tudo começa quando o jornal The Boston Globe contrata o repórter Marty Baron, interpretado por Liev Schreiber, para montar uma equipe de jornalismo investigativo dentro da redação.
A equipe acaba descobrindo uma história de violência sexual dentro da arquidiocese de Boston. À medida que os repórteres se debruçam sob a história, descobrem que outros casos parecidos teriam ocorrido na mesma região. Uma primeira história, que denunciava um único padre, cresce: 87 padres se tornam suspeitos de crimes sexuais.
Onde assistir: Star Plus
A jornalista recém-formada Andrea, interpretada por Anne Hathaway, consegue seu primeiro emprego na revista de moda Runway. Cheia de sonhos, ela conhece Miranda Priestly, Meryl Streep, executiva da revista e extremamente exigente. Durante o filme, a personagem de Anne descobre mais sobre a própria profissão e sobre si mesma. Ela percebe que está renunciando às suas próprias crenças, fazendo um jornalismo que não acredita.
O filme rendeu a Meryl Streep o Globo de Ouro de melhor atriz.
Onde assistir: Star Plus
Mais um filme baseado em fatos reais, O Quinto Poder conta a história de Julian Assange, fundador do WikiLeaks. O site tem como principal objetivo denunciar escândalos envolvendo o vazamento de dados do alto-escalão no governo dos Estados Unidos. Crimes são trazidos à tona, detalhes sigilosos sobre a atuação do país na Guerra do Iraque são expostos, mas a um preço alto. Julian acaba fugindo para a embaixada do Equador, em Londres e corre o risco de ser deportado.
Onde assistir: Star Plus
Temos uma comédia romântica na lista: Choi In-Ha, interpretada pela queridinha da Coréia do Sul, Park Shin-Hye, tem um problema: ela não consegue mentir. Sempre que tenta convencer alguém de algo que não é verdade, a jovem acaba tendo uma crise de soluços. O seu sonho é ser repórter de TV. Comprometida em sempre contar a verdade, para não ser pega no flagra pelos seus telespectadores, In-Ha tenta buscar justiça com a sua profissão na agitada Seoul.
Onde assistir: Viki
E temos mais um com Meryl Streep — em The Post ela é Katherine Graham, dona do The Washington Post, um jornal que após enfrentar dificuldades financeiras, decide lançar ações na bolsa para ganhar competitividade. Em meio a esse cenário, o repórter Ben Bradlee tem acesso a documentos que provam que o governo dos Estados Unidos cometeu crimes durante a Guerra do Vietnã. O presidente Nixon tenta impedir a publicação das reportagens. Katherine e Ben arriscam suas carreiras em defesa da liberdade de imprensa.
Onde assistir: GloboPlay
Baseado em O Triunfo Dos Porcos, de George Orwell, o filme Mr. Jones: A Verdade Da Mentira, se passa na União Soviética, em 1933 e conta a história do repórter Gareth Jones, que acaba entrando numa apuração perigosa ao revelar segredos do governo de Stalin.
Onde assistir: Netflix
O Abutre, na verdade, é um fotojornalista que precisa ser o primeiro a registrar grandes histórias para vendê-las à emissoras de televisão. Interpretado por Jake Gyllenhaal, Louis Bloom está enfrentando problemas financeiros e não sabe como contorná-los. Tudo muda quando ele vê uma equipe de reportagem filmando um acidente e passa a seguir viaturas da polícia para ser o primeiro a obter os registros e ganhar dinheiro com isso.
Onde assistir: HBO Max
Considerado um dos melhores filmes já produzidos, Cidadão Kane, de 1941, não poderia ficar de fora da lista. O filme foi o primeiro do diretor Orson Welles e um grande marco na história do cinema por trazer elementos como a mudança nos ângulos de câmera e a anacronia na montagem do roteiro.
Em Cidadão Kane – que teve nove indicações ao Oscar e acabou levando o de melhor roteiro original – a vida do magnata Charles Foster, dono de boa parte da imprensa nos Estados Unidos, é contada a partir da sua morte, numa sequência de flashbacks.
Ao ouvir a última palavra de Charles antes de morrer, “botão de rosas”, o repórter Jerry Thompson, vivido por William Alland, fica encarregado de descobrir que mensagem estava por trás daquela morte. Ele passa a procurar pessoas que possam ajudá-lo a construir uma biografia de Charles e se surpreende com o que descobre.
Onde assistir: HBO Max
Baseada no livro The Shining Girls de Lauren Beukes, a série Iluminadas conta a história de Kirby, interpretada por Elisabeth Moss, uma jornalista que abandona a carreira após ser vítima de um ataque em Chicago.
O personagem de Wagner Moura, também jornalista, Dan Velazquez, entra na história quando um assassinato está conectado ao crime que aconteceu com Kirby. Os dois se aliam para reunir pistas e tentar decifrar quem é o responsável pelo assassinato.
Onde assistir: Apple TV, lançamento em 29 de abril
Confira a matéria original aqui.
Repórter: Estadão