Enquete da TudoRádio mostra que 71% afirmam que a propaganda partidária no rádio não ajuda na decisão do voto

Além de não ajudar na escolha de candidato paras as eleições, 38% ainda acham que a presença da propaganda eleitoral pode ser ruim para as emissoras de rádio

31/05/2022


A propaganda partidária gratuita está de volta ao rádio. Não é difícil perceber a presença de spots comerciais de partidos políticos nos intervalos comerciais das FMs e AMs brasileiras. Mas será que essa prática é algo positivo para a audiência? Ajudará na escolha de candidatos e partidos no processo eleitoral de 2022? Para 71% dos participantes de uma enquete realizada pelo tudoradio.com a resposta é não. E parte desses radionautas ainda temem que a presença desses spots pode ser prejudicial para as emissoras de rádio.

 Na enquete realizada pelo tudoradio.com sobre o tema, 38% dos participantes não acham que essas inserções ajudarão a escolher um representante e partido nas eleições de 2022 e concordam com a afirmação de que "a presença da propaganda vai impactar negativamente na audiência das rádios".

 Já 33% dos participantes também acham que a propaganda partidária não ajudará na escolha do voto, mas que também não irá interferir negativamente na audiência das estações.

 Para 26% dos participantes a presença da propaganda partidária é positiva, sendo "uma alternativa viável para saber quais serão as propostas dos candidatos" e dos partidos.

 

Vale lembrar que a propaganda partidária gratuita não é o horário eleitoral, que deverá surgir nas emissoras de rádio a partir do segundo semestre, quando o país estiver mais próximo das eleições.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A propaganda partidária gratuita foi suspensa da grade das emissoras de rádio a partir de 2017, porém o congresso brasileiro decidiu pelo seu retorno em 2021, processo que voltou para a rotina das estações a partir de 26 de fevereiro de 2022. A novidade nesse retorno é a possibilidade das rádios poderem prorrogar inserções nacionais da propaganda partidária até a meia-noite de cada dia de execução.

 Vale ressaltar que a enquete não conta com processo científico de avaliação, sendo apenas uma forma de saber como foi o comportamento dos visitantes do portal perante o tema proposto. O questionamento esteve em vigência entre a primeira quinzena de janeiro e a primeira semana de maio. E o número total de votos foi de 19.992.

Repórter: Tudoradio.com

Propaganda Partidária
Últimas notícias