Além de não ajudar na escolha de candidato paras as eleições, 38% ainda acham que a presença da propaganda eleitoral pode ser ruim para as emissoras de rádio
31/05/2022A propaganda partidária gratuita está de volta ao rádio. Não
é difícil perceber a presença de spots comerciais de partidos políticos nos
intervalos comerciais das FMs e AMs brasileiras. Mas será que essa prática é
algo positivo para a audiência? Ajudará na escolha de candidatos e partidos no
processo eleitoral de 2022? Para 71% dos participantes de uma enquete realizada
pelo tudoradio.com a resposta é não. E parte desses radionautas ainda temem que
a presença desses spots pode ser prejudicial para as emissoras de rádio.
Vale lembrar que a propaganda partidária gratuita não é o
horário eleitoral, que deverá surgir nas emissoras de rádio a partir do segundo
semestre, quando o país estiver mais próximo das eleições.
A propaganda partidária gratuita foi suspensa da grade das
emissoras de rádio a partir de 2017, porém o congresso brasileiro decidiu pelo
seu retorno em 2021, processo que voltou para a rotina das estações a partir de
26 de fevereiro de 2022. A novidade nesse retorno é a possibilidade das rádios
poderem prorrogar inserções nacionais da propaganda partidária até a meia-noite
de cada dia de execução.
Repórter: Tudoradio.com