Nova edição do painel reporta investimento em compra de mídia de R$ 3,45 bilhões; TV aberta recupera share
08/06/2022
Os investimentos em mídia no mercado brasileiro alcançaram o
volume de R$ 3,450 bilhões nos primeiros três meses de 2022, de acordo com o mais
recente painel Cenp-Meios. O montante é 19% maior do que o movimentado pela
indústria no primeiro trimestre de 2021, o que indica uma recuperação do
mercado após a pandemia de Covid-19, que afetou consideravelmente os negócios
de publicidade em 2020 e no início de 2021.
O painel Cenp-Meios relativo ao ano de 2021 já vinha apresentado uma recuperação do mercado, que encerrou o ano com crescimento de 38,8% em comparação com 2020. A tendência de recuperação seguiu em 2022, com o painel registrando alta nos investimentos em mídia. Os dados do painel Cenp-Meios foram aferidos com base em informações fornecidas por 303 agências de publicidade, uma base um pouco maior do que a de 2021, quando 298 agências reportaram seus resultados ao Cenp-Meios.
Crescimento de (quase) todos os meios
Na comparação direta com o painel relativo aos primeiros três meses de 2021, todos os meios registraram crescimento, em valores absolutos, no painel deste ano. A exceção é o meio revista, que no primeiro trimestre de 2021 registrou R$ 13.197 milhões em compra de mídia e que, em janeiro, fevereiro e março deste ano, apresentou faturamento de R$ 10.429 milhões.
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Assim como nas últimas edições do painel Cenp-Meios, o grande destaque, em termos de crescimento, é a Internet, que vem abocanhando mais verbas dos investimentos publicitários. No primeiro trimestre de 2021, o meio registrou R$ 675.8 milhões em compra de mídia. Agora, nos primeiros três meses de 2022, esse valor subiu para R$ 951.2 milhões.
A TV aberta também cresceu, tendo recebido, no primeiro trimestre deste ano, um total de R$ 1.726 em compra de mídia. O out-of-home registrou, no mesmo período, um total de R$ 356.1 milhões em investimentos publicitários (contra R$ 241.8 milhões registrados no primeiro trimestre do ano passado).
Em relação à participação dos meios no bolo publicitário, o destaque vai para a recuperação da TV Aberta, que em 2021 havia baixado o patamar dos 50% (ficando com 45,4 % de participação) e, agora, aparece no painel Cenp-Meios com 50%. O share do OOH também subiu de 8,6% no fim de 2021 para 10,3% no primeiro trimestre.
Fonte
Cenp-Meios é um sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário que totaliza metadados referentes as compras de mídia realizadas e veiculadas por agências por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados em ordem alfabética), não sendo recebidos quaisquer dados negociados individualmente em cada transação.
Notas gerais:
***Os valores totalizados são apresentados em milhares e podem apresentar discreta variação.
¹Investimento em Mídia refere-se aos valores faturados. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
²Conheça as Agências participantes do sistema Cenp-Meios - PAINEL 2022 – JAN A MAR – 303 AGÊNCIAS (246 MATRIZES E 57 FILIAIS).
³Dados divulgados em 08 de junho de 2022.
⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.
*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, deduzidos os descontos comerciais.
**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação é que o seu valor não seja inferior à 20%.
⁵Os dados do meio Internet são, desde de 2019, subdivididos em:
Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
Internet-Display e outros;
Os dados dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas destes meios. Esta deliberação foi intensamente comunicada desde maio/18 contando inclusive com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo que preparou uma cartilha em apoio às agências.
6Este painel conta com a participação de 303 Agências, sendo 246 matrizes e 57 filiais, que possuem condições técnicas necessárias para implementação (agências certificadas pertencentes aos grupos 1 a 8, conforme previsto no Anexo “A” das Normas-Padrão). O painel conta, ainda, com a participação de agências não certificadas interessadas, que possuem condições técnicas e fazem uso de sistemas já homologados pelo Cenp-Meios (AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso, IClips, Siga e Operand), mediante termo de adesão e compromissos assinado.
7Cotação do dólar comercial de venda do último dia de cada mês totalizado, fornecido pelo Banco Central, de forma que o painel anual deverá contemplar a soma dos valores em dólar das parciais.
Repórter: Cenp-Meios