Anatel só cobrará cumprimento das exigências técnicas do serviço após 29 de setembro
10/08/2022
Enquanto operadoras começam a anunciar a chegada do 5G
‘puro’ (Standalone) nas capitais do país, a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) só deve fiscalizar a qualidade da conexão após 29 de
setembro, prazo oficial dado às prestadoras para que cumpram todas as exigências
do serviço, conforme estabelecido no leilão. Especialistas ouvidos pelo
Tele.Síntese contam como o cenário reflete no direito do consumidor.
Ruy Rede, engenheiro eletrônico e CEO da lawtech BTTECH, destaca dois pontos que mostram a diferença na experiência do usuário. Uma delas é a velocidade – o 4G chega até 100mbps, o 5G DSS a mais de 400 Mbps, e o 5G standalone, ou “5G puro”, passa de 1Gbps. O segundo ponto é a latência, ou seja, tempo de entrega e resposta, que é menor. No entanto, principalmente nos primeiros anos, há variáveis.
‘LETRAS MIÚDAS’ ENTRE CONSUMIDOR E 5G
De acordo com o advogado, os usuários têm direito de cobrar o mapeamento das antenas de 5G para maior transparência da cobertura. “O consumidor tem direito de obter quaisquer informações a respeito do produto ou serviço que ele está consumindo”, disse.
Já Enki Della Santa Pimenta, também especialista em Direito do Consumidor e professor de Direito no Meu Curso, questionado se os consumidores poderiam cobrar pela qualidade do serviço antes do prazo de fiscalização da Anatel, afirmou que “nesse primeiro momento, não teria essa possibilidade, tendo em vista que é um momento de teste”.
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Neste cenário de relação entre consumidor e 5G, Pimenta destaca a importância de informações mais técnicas, como o meio de conexão. “De imediato, o consumidor deve entrar em contato com a sua operadora e verificar se de fato vão liberar a tecnologia 5G neste momento de teste. Simultaneamente, questioná-los acerca da compatibilidade do seu aparelho”, diz.
O especialista também ressalta as questões relativas ao preço do serviço. “Aquela empresa que, eventualmente, venha a cobrar essa prestação de serviço da tecnologia 5G, tem que cobrar e prestar o serviço com a velocidade prometida, não podem em hipótese alguma, propor a velocidade 5G e continuar prestando 4G”, afirmou.
Repórter: Telesíntese