Para especialistas, conteúdo do futuro combina personalização e imersão
Assunto foi tema de palestra no SET Expo 2022
25/08/2022
Em um período de tanta evolução tecnológica, o que podemos
esperar do entretenimento e do conteúdo; como consumir, como interagir, como
criar? Em painel realizado na quinta-feira (25) na SET EXPO – Congresso de
Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento, especialistas debateram o
futuro do áudio e do vídeo, e da integração de novos processos de computação em
grandes e pequenas produções.
Pablo Bioni, líder de pesquisa e desenvolvimento em novas
tecnologias da Globo foi quem abriu a discussão. Ele traçou uma linha de
evolução do consumo: do linear, não linear e interativo até o imersivo,
tendência atual, que oferece uma sinergia entre conteúdo e experiência. “A
questão para mim é a seguinte: escolha uma tecnologia e suponha que você chegou
ao grau desejado de desenvolvimento. Qual é o próximo passo?”, questionou.
Essa pergunta começou a ser respondida por Luiz Kruszielski
, produtor de áudio da Globo. Ele detalhou como novas tecnologias de
renderização permitem criar conteúdos com áudio personalizado, imersivo e que
se adapte ao espaço – elementos essenciais, por exemplo, para o metaverso. As
vozes sintéticas, hoje em dia, estão quase idênticas às vozes naturais, o que
permite integrá-las a personagens virtuais, áudio-livros e mesmo em locuções. A
próxima etapa, diz, é a dublagem, a adição de voz a atores reais que mimetizem
adequadamente emoções.
Flavio Mayerhofer , head de metaverso da Meta4Chain, decidiu
ousar e não participou da palestra presencialmente, mas a partir de seu avatar,
transmitido no telão do evento. “A tecnologia que estou usando, aqui, é
acessível e gratuita. Tenho um asset 3D que foi criado com base em uma simples
fotografia minha”, disse. “Uma webcam está captando minha imagem e transmitindo
meus movimentos, inclusive feições, para meu avatar. É isso o que vocês estão
vendo”. De acordo com Mayerhofer, é esse tipo de tecnologia que vem sendo
utilizada para a realidade virtual.
Já Sandro Di Segni, da Amazon Studios, se disse
impressionado com a evolução da tecnologia, tão visível em seu segmento de
efeitos especiais. Ele imaginou um mundo em que não só a curadoria de conteúdo
se adapta ao gosto da pessoa, mas o próprio conteúdo, customizado de alguma
maneira às vivências do usuário.