Câmara do Consema atende reivindicações da ACAERT para redução de valores do licenciamento de antenas

Medida deverá abranger 95% das antenas dos serviços de radiodifusão

28/11/2022


 

A Câmara Técnica de Licenciamento (CTL) do Conselho Estadual do Meio Ambiente - Consema  aprovou solicitações da ACAERT que culminarão em redução do valor a ser pago pelas licenças ambientais das antenas de radiodifusão. A ACAERT pedia a redução do potencial poluidor/degradador das antenas de radiodifusão, previstas nas Resoluções CONSEMA 98 e 99/2017, de médio para pequeno.  

Além de alteração das faixas e unidade de frequências, de KHz para GHz, no quesito relativo ao porte do empreendimento, também de médio para pequeno. Tal medida abrangerá cerca de 95% das antenas dos serviços de radiodifusão (abaixo de 1 GHz), possibilitando uma redução de 81,44% no valor das taxas pagas pelas licenças de funcionamento: Para antenas de serviços de radiodifusão que operam abaixo de 1 GHz (Ondas Médias, FM, Televisão, RTV e links entre estúdio e transmissor):

Primeira letra indica o porte da atividade e a segunda letra estabelece o potencial poluidor. Mesmo as antenas de serviços que operam acima de 1 GHz, como, serviços auxiliares de radiodifusão (link entre estúdio e transmissor) e de repetição de televisão, que operam em 2,5; 3; 7 GHz e ainda as que operam acima de 10 GHz, também terão uma diminuição considerável nas taxas de licenciamento:

  O que ainda precisa ser feito: Publicação de alteração da Resolução em vigor, pelo CONSEMA, trazendo as modificações aprovadas pela CTL.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Assessoria Técnica

Últimas notícias