Tecnologia ainda tem muito o que crescer no mundo
20/03/2023
Isso será possível com o uso de aplicações interessantes
para o consumidor. Entre os consumidores, o fator determinante para a busca do
5G é a melhor experiência com vídeo, disse Agnese. Outros chamarizes são
uploads mais rápidos, chamadas por voz, realidade virtual, games e realidade
aumentada. Apesar disso, apenas 57% das operadoras pesquisadas têm pacotes com
vídeo 4K, e menos ainda, 27%, têm pacotes com games rodando na nuvem.
Tudo isso é importante para o consumidor, mas as operadoras devem ficar atentas ao que melhor cabe em seu plano negócio. Isso porque o cliente quer muito, mas deseja pagar por menos coisas do que se imagina. A maior predisposição, diz, é pagar por velocidades mais altas de download e upload, por um serviço mais confiável, maior quantidade de dados ou dados ilimitados. O interesse por apps especificamente 5G é baixo.
Agnese traçou um cronograma para a chegada de soluções comerciais baseadas em 5G entregues pelas operadoras. Nos últimos dois anos, cresceu no mundo a conexão de estádios (inclusive no Brasil) e uso do sistema para pagamentos. Deste ano até 2025, espera-se o surgimento de aplicações em logística, com gestão de frotas autônomas, de vigilância pública, de dispositivos ingeríveis (sim, para engolir).
Ela apontou ainda que é importante surgir um dispositivo moderno, inovador, que possa despertar o interesse do consumidor de varejo para gerar maior demanda pelo 5G. Caso contrário, a troca pela nova tecnologia pode acontecer em ritmo inferior ao esperado. Para depois de 2025, o céu é o limite, fala-se em ambulância conectada, cooperativismo veicular automatizado, smart grids e sistemas de saneamento inteligentes, cirurgia remota, máquinas pesadas industriais autônomas.
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Para empresas
No mercado corporativo, as pesquisas da consultoria indicam
que a importância do 5G se dá pela segurança, mobilidade, redução de custos,
maior banda e menor latência. O FWA no escritório mesmo gera interesse. Ela
apontou que a tendência nas empresas é de fidelidade, mantendo contratos com as
mesmas operadoras das quais utilizavam o 4G.
Repórter: Telesíntese