Grande maioria dos compradores de carros desistiu da compra de veículo sem o rádio
21/06/2023Além dos 91% dos compradores que deram importância para a presença do rádio no automóvel, 82% dos potenciais compradores de carros e 79% dos compradores recentes de carros disseram que a falta de um rádio convencional os tornaria muito menos ou um pouco menos propensos a comprar o carro, algo que as montadoras precisam levar em consideração em suas decisões sobre tecnologia embarcada nos novos modelos.
No geral, segundo o levantamento, 86% disseram que “realmente sentiriam falta de ter um rádio no veículo se ele não estivesse mais disponível”. A mesma porcentagem relatou ter ouvido rádio DAB/DAB+ ou FM enquanto estava no veículo durante a semana anterior. E nas respostas, havia afirmações como “se não houvesse rádio, seria terrível. Eu preferiria ficar sem o ar-condicionado”, de acordo com um dos entrevistados.
A pesquisa também apontou que 87% dos compradores recentes ou em potencial sentiram que os sinais de rádio são consistentemente confiáveis, e 75% concordaram que o rádio proporciona uma experiência de audição melhor no carro em comparação com outros tipos de fontes de áudio.
Recentemente, o tudoradio.com repercutiu uma reportagem que mostra o embate entre montadoras automotivas e big techs, contra a padronização da experiência de mídia e serviços dentro dos veículos. Mas nos dois cenários, até o momento, o rádio está totalmente contemplado, presente em sistemas operacionais das big techs para automóveis (inclusive no novo Apple CarPlay), como também nos ambientes desenvolvidos pelas marcas automotivas. É consenso que o rádio precisa preservar essa situação e pode auxiliar as montadoras nesse processo de diferenciação da experiência.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Ainda sobre a pesquisa, ela foi feita de forma quantitativa e qualitativa pela Edison Research, sob o nome de “Dashboard Dialogue”, e foi apresentada durante o WorldDAB Automotive 2023. No recorte sobre a tecnologia de rádio digital europeu, na pesquisa, os ouvintes disseram que ele oferecia um som mais claro. A disponibilidade de novas estações e formatos por meio do rádio digital também foi valorizada. “Descobri algumas novas estações e agora tenho essa ótima tela”, disse um participante da pesquisa.
O DAB+, que é o rádio digital europeu via ondas terrestres, está se consolidando como um recurso padrão dos carros na Europa, com 96% dos carros novos em 2022 sendo equipados com receptores DAB+, segundo dados apresentados na conferência.
Repórter: Tudoradio.com