Objetivo é dar visibilidade ao projeto social ‘Caixa Solidária’
20/07/2023Há dez anos a Rede Caixa Solidária implantou um projeto que visa coletar itens têxtis, que são destinados para doação, reuso ou reciclagem. É o programa ‘Caixa Solidária’ que agora conta com o apoio da ACAERT. A Rede espalhou mais de 155 caixas coletoras pelo estado. Em quase todos os supermercados associados à ACATS (Associação Catarinense de Supermercados) é possível encontrar uma ‘Caixa Solidária’. Podem ser depositados nas caixas roupas, calçados, acessórios de tecido, meias, bonés, gorros, cobertores, cortinas e até tampinhas de garrafa plástica. Todo o volume arrecadado tem uma destinação correta. O que não serve mais se transforma novamente em fibra para a confecção de novos produtos.
“A parceria com a ACAERT possibilitará uma maior visibilidade do projeto. Só a ponte chamada comunicação tem a capacidade de atingir toda Santa Catarina”, destacou o coordenador da Rede Caixa Solidária, Paulo César Vargas. O termo de cooperação entre a ACAERT e a Rede foi assinada nesta quinta-feira (20), na sede da associação, em Florianópolis. “A ‘Caixa Solidária’ vem trabalhar com o destino correto desse resíduo têxtil, das roupas que não têm mais utilização ou que podem se transformar em fibras. A ACAERT, entendendo esse trabalho, vem auxiliar na divulgação do projeto, refletindo o jeito certo de Santa Catarina e as boas ações que são praticadas em nosso estado”, afirmou o presidente da entidade, Fábio Bigolin.
Paulo Vargas ressalta que as entidades interessadas em receber as peças doadas devem se cadastrar no site caixasolidaria.com.br.
Opção de descarte mais sustentável de itens têxteis
pós-consumo, cujo processo de triagem e destinação final inclui a doação de
itens em condições de reuso para entidades e ações sociais, com demanda
devidamente formalizadas, ou para outras formas de reuso, reciclagem especializada
e descarte adequado. Entende-se por resíduos têxteis pós-consumo no escopo do
Projeto, roupas em geral, roupas de cama e cobertores, calçados e bolsas, em
condições de reuso ou não. A Rede Caixa Solidária Brasil é um empreendimento
social que alia a solidariedade e responsabilidade ambiental para ajudar as
pessoas que mais precisam e preservar o meio ambiente.
Presente em mais de 40 municípios de SC
Mais de 155 caixas coletoras espalhadas pelo estado
5.7 milhões de itens doados
1,9 milhão de peças de roupas reutilizadas
Mais de 300 mil pessoas beneficiadas
Mais de 86 mil famílias atendidas
685 toneladas de roupas recicladas
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT