Gaispi aprova liberação em mais 212 municípios
13/09/2023CEO da EAF, Leandro Guerra e conselheiro da Anatel, Moisés
Moreira, anunciam liberação da faixa do 5G em mais 212 cidades do Brasil
| Foto: Tele.Síntese
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou nesta quarta-feira, 13, a liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G em mais 212 municípios. Com a nova liberação, o número de cidades aptas chega a 2.024. A liberação da faixa não significa que a rede 5G já está disponível nos novos locais, mas sim que as operadoras já podem requerer o início do serviço. O tempo de disponibilidade do acesso depende agora das próprias prestadoras.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Os novos municípios estão localizados em seis estados, sendo:
MG: 14
PR: 110
RJ: 18
RS: 55
SC: 10
Cronograma antecipado
A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) – Siga Antenado – afirma que já antecipou em mais de dois anos a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas junto à Anatel. Ainda de acordo com a Siga Antenado, a instalação de filtros de frequência para proteção de possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz está em 87% do total, somando 16.782 instalações.
O presidente do Gaispi, conselho Moisés Moreira, afirma que, para o 5G, ainda não se fala em antecipação de universalização até 2026 – ao contrário do 4G, rede que o grupo não tem gerência, e para a qual está em discussão meios de acelerar o processo.
Mapeamento digital encomendado pelo Siga Antenado apontou expectativa de entregar 5,5 milhões de kits de instalação da parabólica, ante os 10 milhões que constavam na base do CadÚnico, inicialmente. O número de distribuições chegou à marca de 1 milhão no início de setembro, com previsão de entregar cerca de 100 mil até o final deste mês.
A troca dos equipamentos é necessária porque o sinal das parabólicas comuns, em banda C, vai desaparecer do país em 2026 para dar lugar ao 5G. A partir de então, quem for espectador de TV aberta transmitida por satélite não conseguirá mais captar o sinal dos canais, a menos que tenha a parabólica digital que sintoniza a banda Ku.
No final de julho, o Gaispi prorrogou até dezembro de 2024 as transmissões simultâneas de TV aberta via satélite (TVRO) em banda C e banda Ku. Conforme o edital do leilão 5G, as transmissões simultâneas aconteceriam até 30 de junho último – mas poderiam ser prorrogadas.
Entre Rios
Jardinópolis
Nova Erechim
Pinhalzinho
Quilombo
São Carlos
Saudades
Serra Alta
Sul Brasil
União do Oeste
Repórter: Tele.Síntese