5G: Liberação da faixa de 3,5 GHz ultrapassa marca de 2 mil municípios

Gaispi aprova liberação em mais 212 municípios

13/09/2023


CEO da EAF, Leandro Guerra e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, anunciam liberação da faixa do 5G em mais 212 cidades do Brasil
  | Foto: Tele.Síntese

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) aprovou nesta quarta-feira, 13, a liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G em mais 212 municípios. Com a nova liberação, o número de cidades aptas chega a 2.024. A liberação da faixa não significa que a rede 5G já está disponível nos novos locais, mas sim que as operadoras já podem requerer o início do serviço. O tempo de disponibilidade do acesso depende agora das próprias prestadoras.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Os novos municípios estão localizados em seis estados, sendo:

 ES: 5

MG: 14

PR: 110

RJ: 18

RS: 55

SC: 10

Cronograma antecipado

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) – Siga Antenado – afirma que já antecipou em mais de dois anos a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas junto à Anatel. Ainda de acordo com a Siga Antenado, a instalação de filtros de frequência para proteção de possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz está em 87% do total, somando 16.782 instalações.

O presidente do Gaispi, conselho Moisés Moreira, afirma que, para o 5G, ainda não se fala em antecipação de universalização até 2026 – ao contrário do 4G, rede que o grupo não tem gerência, e para a qual está em discussão meios de acelerar o processo.

 Parabólica digital

Mapeamento digital encomendado pelo Siga Antenado apontou expectativa de entregar 5,5 milhões de kits  de instalação da parabólica, ante os 10 milhões que constavam na base do CadÚnico, inicialmente. O número de distribuições chegou à marca de 1 milhão no início de setembro, com previsão de entregar cerca de 100 mil até o final deste mês.

A troca dos equipamentos é necessária porque o sinal das parabólicas comuns, em banda C, vai desaparecer do país em 2026 para dar lugar ao 5G. A partir de então, quem for espectador de TV aberta transmitida por satélite não conseguirá mais captar o sinal dos canais, a menos que tenha a parabólica digital que sintoniza a banda Ku.

No final de julho, o Gaispi prorrogou até dezembro de 2024 as transmissões simultâneas de TV aberta via satélite (TVRO) em banda C e banda Ku. Conforme o edital do leilão 5G, as transmissões simultâneas aconteceriam até 30 de junho último – mas poderiam ser prorrogadas.

 Municípios em SC:

Entre Rios

Jardinópolis

Nova Erechim

Pinhalzinho

Quilombo

São Carlos

Saudades

Serra Alta

Sul Brasil

União do Oeste

Repórter: Tele.Síntese

5G
Últimas notícias