Os seis estados em que todas as cidades estão com espectro livre para uso das operadoras são Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Amapá
28/09/2023A Siga Antenado (EAF) terminou a limpeza da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades de seis estados brasileiros: Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Amapá. Com isso, as operadoras de telefonia móvel podem ativar suas redes em quaisquer municípios dessas regiões. Ao todo, contando com cidades de outros estados, a Siga Antena concluiu a limpeza do espectro para chegada do 5G em 2.024 cidades. Já tem plano para liberação da faixa de 3,5 GHz em outros 1.599, e ainda precisa planejar para 1.947 – segundo dados constantes em painel interativo da Anatel.
A EAF adiantou em mais de dois anos a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas junto à Anatel. Além disso, já foram realizadas 19.293 (87%) instalações de filtros de frequência para proteção de possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz. A entrega dessas etapas estava prevista para 2026.
Durante o Congresso Latinoamericano Satélites, o COO da
entidade, Antonio Parrini, disse que ao fim dos trabalho, a EAF deverá encurtar
em quatro anos o prazo necessário à limpeza, “para um ano e meio, período em
que entregará o processo 100% finalizado”.
Também é de responsabilidade da EAF atuar na substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital para famílias de baixa renda que usam o equipamento para assistir à TV. A troca é necessária porque o sinal da parabólica tradicional ocupa faixa próxima dos 3,5 GHz e pode sofrer interferência quando o 5G standalone for ativado.
A EAF também atingiu um marco significativo ao alcançar a instalação gratuita de 1 milhão de kits com a nova parabólica digital em todo o país. Cerca de 60 mil instalações foram realizadas no estado do Rio de Janeiro até meados de setembro.
O CEO da EAF, Leandro Guerra, enfatiza que a meta da entidade é garantir que todos os usuários de parabólica tradicional estejam cientes da transição e substituam seus equipamentos pela nova parabólica digital para evitar a interrupção de seus serviços de televisão. “Nossa meta é orientar toda a população sobre o processo de migração para que ninguém corra o risco de ficar sem assistir TV”, afirmou.
Onde tem 5G?
Liberar o sinal é o primeiro passo para a chegada do 5G a uma cidade. Depois disso, uma ou mais das operadoras com direito de exploração da faixa de 3,5 GHz deverá implantar sua rede nada cidade. Conforme os dados da Anatel, atualmente 480 cidades brasileiras contam com estações 5G, que ao todo somam 17.003. As empresas que já ativaram alguma antena 5G são Algar, Brisanete, Claro, Ligga Telecom, TIM e Vivo.
A TIM tem a maior quantidade de rádios ligados: 7.626. Depois vem a Claro, 5.453. A Vivo, com 3.639. A Brisanet, com 242. A Algar, com 42. E a Ligga com apenas 1.As cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF) contam com o maior número de estações.
Repórter: Tela.Síntese