Meio rádio registrou share de 4,1% no período entre janeiro e setembro deste ano
06/12/2023Os números mostram estabilidade no investimento no setor publicitário. Vale ressaltar que, no ano passado, a aferição foi feita com 316 agências. Comparando os dois períodos, o percentual de crescimento em 2023 seguiu equilibrado, na casa dos 10%.
O meio rádio registrou captação de R$ 614.737.000,00 nos primeiros nove meses deste ano. Esse número representa cerca de 4,1% do bolo de investimento publicitário realizado no país durante o período
O ano começou com o residual de uma movimentação de comunicação atípica no final de 2022, com Copa do Mundo e eleições, e certa instabilidade, diante de uma nova diretriz político-econômica. Os indicadores foram gradativamente melhorando, o desemprego, por exemplo, caiu para 7,7% e o IBGE registrou um recorde de trabalhadores ocupados no País em setembro, o que impacta o consumo e, portanto, a indústria publicitária como um todo.
Segundo o relatório do levantamento, os investimentos publicitários tendem a ganhar um novo fôlego com Natal e verão. “Importante é constatar que, mesmo diante dos desafios inerentes ao ano, houve um crescimento, as marcas seguem investindo e os veículos e elos digitais buscando alternativas para conexão com consumidores”, sinaliza Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
No ano passado, o Cenp-Meios registrou o volume total
captado de R$ 21,2 bilhões. Todas as informações captadas pelo Cenp para
definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de
Métricas e Indicadores - que reúne especialistas e dirigentes representantes de
Anunciantes, Agências, Veículos e Elos Digitais.
As informações fornecidas pelas agências são aquelas dos PIs efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.
Desafios da publicidade
À medida que 2023 se desdobrou, as empresas enfrentaram um ritmo frenético de mudanças em todos os setores - tecnológico, cultural, econômico, político e ambiental. O estudo "Media Trends & Predictions 2024", da Kantar IBOPE Media, enfatiza a importância da adaptabilidade para as marcas que navegam neste cenário em constante evolução. A capacidade de aproveitar dados e insights é vital para que as empresas acompanhem - ou até antecipem - as mudanças e desafios em rápida transformação.
O estudo destaca a crescente relevância do ativismo de marca como resposta às crises sociais e ambientais globais. Marcas que tomam posições claras em questões sociais estão ganhando a lealdade dos consumidores. Um exemplo emblemático é a Dove no Brasil, que tem estabelecido uma conexão autêntica com os consumidores por meio de seu compromisso ético e sua luta contra as desigualdades sociais. No entanto, o relatório adverte que o ativismo precisa ser genuíno, pois qualquer indício de oportunismo pode danificar seriamente a credibilidade de uma marca.
Enquanto isso, o AVOD (Advertising Video-On-Demand) emergiu como uma solução robusta e econômica diante das condições econômicas desafiadoras de 2023. Com a televisão linear mantendo seus preços premium, especialmente em regiões de alta inflação, as plataformas AVOD se apresentaram como alternativas flexíveis e viáveis, tanto para anunciantes em busca de eficiência de custos quanto para plataformas e redes que procuram novas fontes de receita. O estudo aponta para um futuro no qual a publicidade sob demanda poderia desempenhar um papel ainda mais significativo na estratégia de mídia das empresas.
Repórter: TudoRádio