Levantamento da Coursera indica que País foi responsável por mais de 160 mil matrículas em cursos de IA generativa em 2023
06/02/2024
O interesse pela Inteligência Artificial (IA) generativa
está levando muitos brasileiros a estudarem o assunto e, em razão das novas
demandas profissionais do mercado de TI, a se capacitarem para atuar na área. É
o que mostra um levantamento da Coursera, divulgado recentemente. Dados da plataforma de cursos online indicam que brasileiros
realizaram mais de 160 mil inscrições em programas de capacitação em IA
generativa em 2023.
A busca por qualificação pode ajudar o País a atenuar a escassez de trabalhadores especializados neste campo do conhecimento. Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que, entre 2021 e 2025, o Brasil deve acumular um déficit de 530 mil profissionais de TI – em média, são 106 mil vagas não preenchidas por ano.
Segundo a Coursera, o interesse por conteúdos relacionados à IA generativa aumentou de forma generalizada em todo o mundo. A pesquisa sobre a tecnologia na plataforma de cursos cresceu quatro vezes em 2023 em comparação a 2022.
Para atender à demanda, no ano passado, universidades e empresas disponibilizaram mais de 35 cursos específicos sobre IA generativa na plataforma – companhias como Google, IBM e AWS, algumas das maiores entusiastas da IA, estão entre as fornecedoras de programas de capacitação.
A plataforma de cursos online listou os quatro cursos relacionados à tecnologia que mais atraíram a atenção dos brasileiros em 2023. Confira:
- Engenharia Imediata para ChatGPT (Vanderbilt University)
- Introdução à IA Generativa (Google Cloud)
- IA Generativa para Todos (DeepLearning.AI)
Este último, ministrado por Andrew Ng, pioneiro em Engenharia Artificial, teve o maior apelo global entre todos os cursos lançados no sistema da Coursera no ano passado.
Capacitação para a nova economia
Repórter: Tele.Síntese