O objetivo da missão é promover o networking e potencializar ainda mais o ambiente de negócios em Santa Catarina
15/02/2024Criado em 1987, o South by Southwest é um dos maiores e mais diversificados eventos do mundo, envolvendo música, cinema, tecnologia e interatividade. O objetivo do festival é reunir empresários para discutir temas relevantes do mercado, trazendo estudos e debates com pesquisadores destas áreas.
Marcel Ribas, 52 anos, e com mais de 25 anos de experiência trabalhando em tecnologia e educação, cresceu em Florianópolis, mas vive em Austin desde 2005, e há anos vem incentivando artistas, empresários e executivos da região catarinense a participar do SXSW. “Em 2018 e 2019 recebi a visita de entidades de Santa Catarina, como Acate, ACIF, CDL Florianópolis, Prefeitura de Florianópolis, governo de Santa Catarina, entre outras. Fizemos visitas a empresas e reuniões com o poder público. Mas, é a primeira vez que estamos realizando uma missão com essa experiência em grupo guiada, com curadoria de conteúdo, visitas técnicas, apoio local, momentos de networking com a comunidade brasileira e internacional”, comenta Marcel.
Ainda, de acordo com o engenheiro eletricista e mestre em
Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essa
missão é a única no Brasil que tem um morador de Austin na equipe. “Com isso os
participantes conhecerão facetas da cidade que nem mesmo os “profissionais” de
SXSW conhecem. Além disso, temos o apoio do Cultura Brasil Austin, entidade que
promove a cultura brasileira aqui na região”, acrescenta.
Para ele, é essencial compartilhar conhecimentos. “Como profissional de tecnologia, morando em Austin, trabalhando em uma big tech, sinto como um dever devolver um pouco disso para o estado onde cresci e me capacitei. Estou muito feliz com a oportunidade de receber esta missão e, de alguma forma, poder inspirar estes líderes a promoverem a inovação em suas organizações”, completa Marcel.
Os integrantes terão uma curadoria especial para as trilhas
voltadas à comunicação e marketing, além de visitas técnicas a empresas líderes
em inovação como Google, Meta e Dell. O objetivo da missão é promover o
networking, aproximando os profissionais e empreendedores da área de tecnologia
para uma troca diferenciada de informações, além de proporcionar aos
participantes inspiração, oportunidades de negócio e oferecer uma visão global de
insights sobre o que está acontecendo de mais inovador em diferentes indústrias
do mundo.
Ricardo Barbosa Lima, presidente da ADVB/SC afirma que, “Trabalhamos incansavelmente para inspirar nossos associados e o mercado catarinense, divulgando tendências e melhores práticas de marketing e vendas diariamente. Hoje, Santa Catarina é considerada polo de inovação e tecnologia, e um verdadeiro motor que impulsiona o ambiente de negócios, sendo valorizada também pela facilidade das empresas em criarem conexões entre si, e é isso que desejamos com esta missão, gerar conexões e impulsionar ainda mais o mercado do nosso Estado nas áreas de marketing e vendas, essenciais para a economia, geração de negócios, empregos e renda. A ADVB/SC soma quatro décadas de trajetória, e essa missão internacional marca um novo momento para nós, participando de projetos que instigam e impulsionam o Estado a se tornar cada vez mais referência do setor de marketing e vendas”.
Daniel Leipnitz, Diretor do Cidade Inovadora afirma que, “Essa missão é uma oportunidade de aproximar e conectar os empresários catarinenses, amantes da tecnologia e viajantes a speakers, diretores e gerentes de grandes empresas da área de tecnologia. Normalmente, as pessoas criam projetos em conjunto, por isso, participar de um evento como este, em um grupo direcionado, é o diferencial para permitir fortes conexões e discussões atuais sobre as tendências apontadas no mercado. Oferecemos toda a estrutura aos integrantes, como grupo de WhatsApp, curadoria das trilhas e direcionamento estratégico para cada um dos participantes”.
Repórter: ADVB/SC