Raymundo Barros destacou a importância da TV de terceira geração no país, no segundo dia do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, em Florianópolis
20/05/2024Foto: Agência J.Somensi
O segundo painel desta segunda-feira (20), do 19º Congresso
Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, em Florianópolis, foi apresentado
pelo Conselheiro da Tecnologia e Negócios em Mídia e Entretenimento (SET) – e
Diretor de Estratégia & Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do
Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), Raymundo Barros. Teve como tema
TV 3.0, a TV aberta da inteligência artificial.
Conforme Raymundo Barros, a TV 3.0 é uma plataforma tecnológica
interativa que preserva todos os atributos de uma TV aberta.
No painel, Barros trouxe dados, entre eles, o consumo de TV
e internet no país mais que dobrou nos últimos anos. O Brasil tem cerca de 100
milhões de televisores e a TV aberta é a dominante no país, com 74,3%. Mais de
90% dos brasileiros têm acesso à TV Digital.
“A TV 3.0 vai trazer novas oportunidades e fontes de
receita. São novos modelos de negócios. O primeiro deles é a inserção dinâmica
de comercial na TV aberta terrestre, que não vai perder seus atributos. Esta inserção
possibilita um modelo de publicidade com valor substancialmente importante”,
aponta o diretor de tecnologia da Globo.
Além disso, Barros ressaltou que “a TV 3.0 traz um enorme
conhecimento ao consumidor, como localização demográfica, potencial de
compra e comportamento. A publicidade vai falar com você, ser personalizada”.
Entre os prazos para instalação no país, em 2025 começa o
próximo lançamento da TV 3.0 que insere a TV aberta na economia digital, que
vai integrar em um único ecossistema atributos desses dois mundos.
“Existem frentes de trabalho que vão ter andamento em
junho, com testes no Rio de Janeiro e preparação de relatórios. E a previsão
é instalar a TV 3.0 no Brasil entre 2026 e 2027”, explica Raymundo.
Para ter em sua residência, Barros destacou ainda que o
consumidor vai precisar ter um receptor, que será vendido à baixo custo e
antena integrada ao televisor.
Raymundo Barros resumiu a TV 3.0 em três pontos essenciais: “garantia do acesso, modelos de negócios adotados em escala e com acesso aos investimentos publicitários e a gestão do espectro para que os canais possam ser viabilizados”.
O 19º Congresso
A edição deste ano do Congresso Acaert tem como tema “O
Rádio e a TV em transformação”.
Além disso, do início ao fim do evento, os participantes têm acesso à Feira de Negócios. Eles podem visitar estandes interativos montados por empresas de serviços e equipamentos para emissoras de rádio e TV. A feira conta com expositores das seguintes empresas: Access, Audiency, Cadena, Connectmix, Loopert, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC) e YoungTech.
O evento tem o patrocínio de BRDE, Celesc, Crea/SC, Fiesc, Ocesc, Sebrae, Sicoob e SERT/SC. Parceiro institucional: Alesc.
Assista ao podcast com o palestrante:
Conheça o palestrante:
Como diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo
Barros está à frente das áreas de estratégia corporativa, parcerias e
ecossistemas, além da tecnologia. Na empresa, o executivo liderou iniciativas
de grande relevância para a indústria de mídia, como o projeto de ampliação da
digitalização do sinal analógico no Brasil, a implantação de infraestrutura IP,
o 4K na produção e distribuição de conteúdo, o Globoplay e a integração das
áreas de tecnologia das empresas do Grupo Globo. Atualmente é responsável pela
implantação da estratégia D2C, Adtech e Data Monetization da empresa.
Raymundo está na Globo há 40 anos. Antes de assumir como CTO/CSO da empresa, atuou como técnico, engenheiro, gerente de operações e, posteriormente, diretor de Engenharia de São Paulo. Também ocupou a posição de diretor de Tecnologia do Entretenimento, onde liderou projetos para telenovelas, séries e programas de variedades.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT