Investimentos em publicidade aumentam 23% no primeiro trimestre de 2024, segundo Cenp-Meios

Levantamento aponta que o investimento publicitário no rádio cresceu em números absolutos

06/06/2024



O mercado publicitário brasileiro registrou um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2024. Em números absolutos, este primeiro trimestre somou R$ 4,5 bilhões. O rádio apresentou uma ligeira queda no percentual da fatia do bolo publicitário, porém, em números absolutos, houve crescimento expressivo no investimento no meio. O levantamento Cenp-Meios foi feito com 317 agências versus 299 reportadas em 2023.

Segundo o Cenp-Meios, os investimentos em mídia totalizaram R$ 4,5 bilhões nos primeiros três meses de 2024, um aumento substancial em comparação com os R$ 3,7 bilhões do primeiro trimestre de 2023. Este resultado é visto como um marco na recuperação do setor publicitário no pós-pandemia, especialmente em um ano marcado por eventos significativos como as Olimpíadas em Paris, eleições municipais, Black Friday e Natal, que geram contribuições ainda maiores aos investimentos.

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A rádio teve números convergentes na pesquisa. O percentual do bolo publicitário em 2023 registrou uma participação de 3,9% no período de janeiro a março, com R$ 145,7 milhões de investimentos. No primeiro trimestre de 2024, o percentual da rádio foi de 3,6%, porém, em números absolutos, houve um aumento expressivo, com R$ 165,04 milhões, uma diferença positiva de quase R$ 20 milhões.

Na análise, é possível observar o crescimento dos investimentos em mídia, que ocorre em um contexto de recuperação econômica mais amplo no Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,8% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o último trimestre de 2023, e 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do IBGE.

Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp, destacou a importância do crescimento de 23% para a economia como um todo. “O crescimento de pouco mais de 23% reitera a importância dessa indústria para a economia e como ela é um alicerce para todas as outras indústrias. É um mercado que não dá passos para trás frente aos desafios diários impostos pela economia e eventos imponderáveis, que fogem ao nosso controle, como a persistente Guerra no Oriente Médio ou a devastação na região sul”, destacou.

Todas as informações captadas pelo Cenp para definição do novo painel são acompanhadas pelo CTMI – Comitê Técnico de Métricas e Indicadores – que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências, veículos e elos digitais. “Os números de investimento em mídia do primeiro trimestre são uma grata surpresa, confirmando a maturidade e a força da publicidade brasileira e a importância da comunicação para ampliar a conexão entre marcas e consumidores”, afirma Salles Neto, coordenador do CTMI.

O painel Cenp-Meios é consolidado a partir dos dados fornecidos pelas agências por meio dos Pedidos de Inserção (PIs) efetivamente executados, de forma consolidada por meio, período, estado e região, sem que o Cenp tenha acesso a qualquer outra informação de cliente ou veículo.

Repórter: TudoRádio

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