RÁDIO NO MUNDO: Pesquisa dos EUA mostra que rádio é amplamente usado até mesmo por consumidores de outros meios, como televisão e internet

Segundo a Katz, dados reforçam o caráter multiplataforma do rádio

13/06/2024



A Katz, em sua última análise dos dados da Nielsen Scarborough sobre o mercado dos EUA, destacou a relevância do rádio entre adultos de 25 a 54 anos, abrangendo Millennials, Geração X e até a Geração Z. O estudo evidencia como o rádio se mantém essencial, independentemente do consumo de outras mídias como televisão e internet. Os dados colaboram com a percepção de consumo multiplataforma do conteúdo de rádio, que pode ocorrer em diferentes atividades do dia a dia das pessoas, além de também acontecer em diversos dispositivos.

Conforme o relatório Scarborough, 91% dos adultos de 25 a 54 anos são alcançados pelo rádio semanalmente, com uma média diária de 1 hora e 12 minutos dedicados ao meio nos Estados Unidos. Mesmo entre os maiores consumidores de internet e televisão, o rádio mantém uma forte presença. A pesquisa mostra que 9 em cada 10 indivíduos desse grupo são atingidos pelo rádio, sem reduzir o tempo destinado a outras mídias. Super usuários de TV e internet continuam a consumir rádio em níveis comparáveis à média geral.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

No recorte desses grupos, o rádio alcança 90% dos usuários intensivos de internet e 93% dos usuários intensivos de TV, considerando o grupo de adultos que estão entre os 25 e 54 anos, nos Estados Unidos, dados de 2023.

Já no outro extremo, o rádio também se destaca entre os consumidores menos engajados de internet e televisão. Metade dos adultos de 25 a 54 anos consome menos de 15 minutos de TV por dia, enquanto um terço passa apenas 3 horas e 16 minutos semanais na internet. Para essas audiências, o rádio preenche uma lacuna significativa, alcançando 91% dos usuários leves de internet e 89% dos telespectadores leves. Esses grupos, pouco expostos a campanhas publicitárias em outras plataformas, dedicam ao rádio um tempo semelhante à média geral.

De acordo com o relatório publicado pela Katz, a versatilidade do rádio, que também pode ser consumido em locais e situações onde a TV e a internet não chegam, como no carro ou no trabalho, reforça sua importância. Independentemente do uso de outras mídias, o rádio continua a ocupar um espaço significativo na vida dos consumidores de 25 a 54 anos, demonstrando seu papel insubstituível no panorama midiático atual.

A Katz Radio Group é uma das principais empresas de representação de rádio nos Estados Unidos. A empresa atua como intermediária entre emissoras de rádio e anunciantes. Já a Nielsen Scarborough é uma divisão da Nielsen, uma empresa global de medição e análise de dados, que se especializa em pesquisas de mercado e audiência. A Nielsen Scarborough é responsável por estudos detalhados sobre os comportamentos, preferências e hábitos de consumo de mídia e produtos dos consumidores.

Repórter: TudoRádio

RÁDIO NO MUNDO
Últimas notícias