O resultado do Brasil ficou abaixo da média global no estudo
10/07/2024
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou em junho a pesquisa Truth Quest, que mede a capacidade de as pessoas identificarem conteúdo falso e enganoso online em 21 países.
Os 40.765 entrevistados acertaram a veracidade do conteúdo em 60% das vezes. E foi mais difícil para as pessoas identificarem afirmações verdadeiras (56%) que falsas (61%).
A veracidade do conteúdo gerado por inteligência artificial foi mais facilmente identificada (68% de precisão) que o conteúdo gerado por humanos.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
A Finlândia teve o melhor desempenho geral, com 66% de acertos na análise do conteúdo, enquanto o Brasil teve o menor, com 54%.
Segundo o estudo, que analisou vários recortes, os países nórdicos se saíram melhor, enquanto países LatAm, como Brasil e Colômbia, precisam melhorar a sua alfabetização em social media.
Outra observação da pesquisa é que na América Latina mais de 85% das pessoas frequentemente ou às vezes obtêm notícias das redes sociais, em contraste com menos de 60% na Alemanha, Japão e Reino Unido. Nos países que menos consomem notícias das redes sociais, a pontuação foi melhor, indicando maior capacidade em analisar a veracidade das informações.
Repórter: Snaq