ACAERT lança nova fase da campanha contra Fake News

Iniciativa destaca a importância da curadoria da informação pelo rádio e televisão

15/07/2024


O slogan ‘Não pague o pato. Confia em que apura o fato’ está de volta. A ACAERT está lançando a nova fase da campanha contra fake News. A intenção é orientar as pessoas para checarem as informações que recebem antes de repassar adiante. Destaca também o trabalho de curadoria das emissoras de rádio e televisão ao publicaram notícias relevantes. “A proliferação de notícias falsas principalmente na internet é um problema que devemos enfrentar. Neste sentido, produzimos peças que provocam a sociedade de uma forma irreverente”, explica o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.

Dois vídeos ambientados em um salão de beleza e outro numa sala de reunião criam uma situação de constrangimento para a pessoa que comenta uma notícia que não foi checada e com origem duvidosa. Na mesma linha, a campanha terá três spots que serão veiculados nas emissoras associadas. Posts nas redes sociais trarão um olhar mais detalhado da mensagem da campanha.

A criação das peças é da agência Quadra, de Florianópolis. “Conseguimos com esta campanha criar um mote muito forte, que usa o humor para atrair a atenção de todos para este assunto tão importante. E que mostra a importância de cuidarmos com as fontes que usamos para nos informar, pois podemos pagar o pato”, destaca o diretor da Quadra, Daniel Silva.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A CAMPANHA – A primeira fase da campanha contra as fake News foi lançada em outubro de 2018 com um tom bem-humorada ao criar a figura de um pato, o ‘Fakelino’, que publica informações sem a checagem da origem e autor do material. O pato ganhou o formato de uma fantasia de tamanho real, que percorreu redações das emissoras associadas e grandes eventos, como a Oktoberfest e Fenarreco.

No período da pandemia da covid-19, a prioridade foi produzir cards que esclareciam o que era fato ou fake sobre as notícias divulgadas sobre a doença.

 Ficha Técnica - FakeNews 2024/ vídeo

 Agência: Quadra Comunicação
Atendimento: Daniel De Oliveira Silva
Dir. Criação e Redação: Rodrigo Nardini
Direção de Arte: Luiz Felipe Queiroz e Gian Nicola Bianco
Ilustração: Luiz Felipe Queiroz
Produtora de Filme: MFX Post
Direção de cena: Will Martins
Produtor Executivo: Fernando Carvalho
Assistente de direção: Simone Crepaldi
Direção de Fotografia: Juliano Dutra
Coordenação de produção: Alex Fernandes
Produção de casting: Cintia Capelano
Direção de arte: Jô Marçal
Montagem e Color Grading: Burn
Efeitos Visuais: Daniel Meurer
Produção de áudio: Fujii Áudio
Locutor: Hélio Vaccari

 Produtora Spots: Tumdum
Direção, pesquisa e edição: Murillo Valente
Atores/atrizes e locução: Ana Paula Possap, Ana Carolina Lima, Alessandra Marfisa, Agnaldo Silva Ruan Vinícius, Rafael Tombini
Aprovação cliente: Fábio Bigolin e Guido Schvartzman

REDES SOCIAIS



MAIS - 

-  Lançamento da campanha em 2018 - AQUI

- ACAERT promove ação contra a fake news na Oktoberfest - AQUI

- Ação da ACAERT contra fake news movimenta redações na capital – AQUI

Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT

Campanha contra Fake News
Últimas notícias