Iniciativa destaca a importância da curadoria da informação pelo rádio e televisão
15/07/2024O slogan ‘Não pague o pato. Confia em que apura o fato’ está
de volta. A ACAERT está lançando a nova fase da campanha contra fake News. A
intenção é orientar as pessoas para checarem as informações que recebem antes
de repassar adiante. Destaca também o trabalho de curadoria das emissoras de
rádio e televisão ao publicaram notícias relevantes. “A proliferação de
notícias falsas principalmente na internet é um problema que devemos enfrentar.
Neste sentido, produzimos peças que provocam a sociedade de uma forma
irreverente”, explica o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.
Dois vídeos ambientados em um salão de beleza e outro numa
sala de reunião criam uma situação de constrangimento para a pessoa que comenta
uma notícia que não foi checada e com origem duvidosa. Na mesma linha, a
campanha terá três spots que serão veiculados nas emissoras associadas. Posts
nas redes sociais trarão um olhar mais detalhado da mensagem da campanha.
A criação das peças é da agência Quadra, de Florianópolis. “Conseguimos
com esta campanha criar um mote muito forte, que usa o humor para atrair a
atenção de todos para este assunto tão importante. E que mostra a importância
de cuidarmos com as fontes que usamos para nos informar, pois podemos pagar o
pato”, destaca o diretor da Quadra, Daniel Silva.
A CAMPANHA – A primeira fase da campanha contra as fake News
foi lançada em outubro de 2018 com um tom bem-humorada ao criar a figura de um
pato, o ‘Fakelino’, que publica informações sem a checagem da origem e autor do
material. O pato ganhou o formato de uma fantasia de tamanho real, que percorreu
redações das emissoras associadas e grandes eventos, como a Oktoberfest e
Fenarreco.
No período da pandemia da covid-19, a prioridade foi
produzir cards que esclareciam o que era fato ou fake sobre as notícias
divulgadas sobre a doença.
Atendimento: Daniel De Oliveira Silva
Dir. Criação e Redação: Rodrigo Nardini
Direção de Arte: Luiz Felipe Queiroz e Gian Nicola Bianco
Ilustração: Luiz Felipe Queiroz
Produtora de Filme: MFX Post
Direção de cena: Will Martins
Produtor Executivo: Fernando Carvalho
Assistente de direção: Simone Crepaldi
Direção de Fotografia: Juliano Dutra
Coordenação de produção: Alex Fernandes
Produção de casting: Cintia Capelano
Direção de arte: Jô Marçal
Montagem e Color Grading: Burn
Efeitos Visuais: Daniel Meurer
Produção de áudio: Fujii Áudio
Locutor: Hélio Vaccari
Direção, pesquisa e edição: Murillo Valente
Atores/atrizes e locução: Ana Paula Possap, Ana Carolina
Lima, Alessandra Marfisa, Agnaldo Silva Ruan Vinícius, Rafael Tombini
Aprovação cliente: Fábio Bigolin e Guido Schvartzman
REDES SOCIAIS
MAIS -
- Lançamento da campanha em 2018 - AQUI
- ACAERT promove ação contra a fake news na Oktoberfest - AQUI
- Ação da ACAERT contra fake news movimenta redações na capital – AQUI
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT