As alterações ainda dependem da validação em Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá em setembro
29/08/2024Reunião do Conselho Superior da ABERT. Foto: ABERT
Em uma reunião realizada em Brasília, o Conselho Superior da ABERT aprovou mudanças na governança da Associação. Flávio Lara Resende e Roberto Cervo Melão continuarão como presidente e vice-presidente até agosto de 2025, quando ocorrerá uma reestruturação. Melão assumirá a presidência do Conselho Superior, com Vicente Jorge como vice-presidente. Foi criada a posição de presidente-executivo para a gestão e representação da ABERT, cargo para o qual Cristiano Lobato Flôres foi eleito.
Flávio Lara Resende permanece no cargo de presidente da ABERT até agosto de 2025.
Um novo Comitê Executivo Institucional foi formado, incluindo Flôres, Melão, e os conselheiros Paulo Tonet Camargo, Flávio Lara Resende, Fernando Fischer e Caique Agustini. Essas mudanças ainda precisam ser aprovadas em uma Assembleia Geral Extraordinária prevista para setembro de 2024.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Lara Resende destacou que a proposta visa modernizar a governança da ABERT, mantendo o Conselho Superior como o principal foro decisório. Ele apresentou um balanço de sua gestão de 2020 a 2024, ressaltando conquistas como a migração dos serviços de TV por satélite para a Banda Ku e a desregulamentação do assentimento prévio, além de desafios futuros como a competitividade da radiodifusão em um ambiente de convergência tecnológica. Ele enfatizou a união do setor para fortalecer o rádio e a TV aberta no Brasil.
Antes da reunião deliberativa, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, participou como convidada especial. Ela destacou a parceria entre ABERT e TSE na campanha contra a desinformação e reforçou a importância da imprensa para a democracia, afirmando. “Confio na imprensa e a confiança é construída todos os dias. A desconfiança pode plantar e destruir em um minuto. Constrói-se a confiança com mais verdade e não com mentiras”, ressaltou a ministra.
Repórter: TudoRádio