Anatel abre chamado para pesquisa sobre IA aplicada à gestão do espectro

Iniciativa busca soluções para gerenciamento eficiente de radiofrequências e recebe inscrições até 9 de outubro

12/09/2024



O Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), abriu chamado para um novo projeto de pesquisa com foco no uso de Inteligência Artificial (IA) para gestão do espectro de radiofrequências. O programa recebe inscrições até 9 de outubro deste ano.

Segundo o Ceadi, o “objetivo é explorar técnicas de IA para otimizar o planejamento e a gestão do espectro em casos de uso específicos, via Termo de Execução Descentralizada (TED)”.

O projeto conta com quatro fases:

• Etapa 1 – Técnicas e abordagens de Inteligência Artificial utilizadas ou passíveis de utilização nas radiocomunicações – Meta 1;

• Etapa 2 – Uso de Inteligência Artificial na Gestão de Espectro – Meta 2;

• Etapa 3 – Ações para adoção de soluções de IA pelo regulador – Meta 3; e

• Etapa 4 – Relatório Final com o consolidado de resultados – Meta 4.

Em comunicado, o presidente do Ceadi e conselheiro da Anatel, Alexandre Freire, destacou que o uso da IA na gestão do espectro é a próxima fronteira a ser superada para inovação no setor de telecomunicações.

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Além disso, disse que o “projeto é uma oportunidade única de integrar novas tecnologias a processos regulatórios e fortalecer a capacidade da Anatel de lidar com os desafios do futuro digital, com transparência e eficiência, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O órgão regulador informou que a pesquisa em IA aplicada à gestão do espectro está em conformidade com o artigo 139-A do Regimento Interno da Anatel, que confere ao Ceadi a responsabilidade de promover avança técnico e científico em telecom.

“Nos últimos anos, o avanço da IA tem transformado várias áreas, e as expectativas são de que essa tecnologia possa revolucionar também a gestão do espectro”, avaliou o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Caram. “O uso de técnicas como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural oferece potencial para otimizar essa gestão de forma significativa”, acrescentou.

Repórter: Tele.Síntese

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