Em sua palestra no ACAERT Talks, Pacheco destacou a importância da criatividade, da adaptação multiplataforma e da renovação da audiência para o futuro do rádio na era digital
09/11/2024Agência J.Somensi
O ACAERT Talks, evento realizado em Florianópolis neste dia
9 de novembro, Bruno Pacheco, Head de Digital da JBFM, compartilhou suas
percepções sobre os desafios e as oportunidades da transformação digital no
setor de rádio. Com uma carreira marcada pela liderança de processos de
inovação, Bruno é responsável por levar a JBFM a se tornar líder em streaming
no Brasil e uma das principais emissoras da América Latina.
Em sua palestra, Pacheco destacou que a inovação vai além da
tecnologia, enfatizando a importância de uma cultura de colaboração e
criatividade dentro das empresas para gerar impacto real nas operações digitais.
Sonora “O conteúdo é o mais importante quando se tem
qualquer tipo de plataforma ou veículo de comunicação. A criatividade é
essencial para que você consiga se conectar com o público de maneira eficaz,
seja no aplicativo, nas redes sociais ou em outras plataformas digitais”,
afirmou Bruno.
Bruno explicou que cada plataforma exige uma abordagem
criativa específica para engajar a audiência de maneira eficaz. Por exemplo, no
TikTok, o público tende a ser mais jovem, o que demanda conteúdos rápidos e
dinâmicos. Já no Facebook, a estratégia pode envolver a inserção de links para
direcionar o usuário ao site e consumir notícias completas. Para o Instagram,
onde a utilização de vídeo é predominante, é necessário criar materiais que
façam sentido sem o recurso do link direto.
“Entender o comportamento do consumidor em cada plataforma e
ser criativo o suficiente para adaptar o conteúdo a essas características é
fundamental para manter a relevância e o engajamento da audiência”, afirmou
Pacheco.
Durante sua palestra, Pacheco também abordou os desafios
enfrentados na JBFM ao longo de sua trajetória digital, especialmente com o
público mais maduro da emissora, que tradicionalmente consome rádio via FM. “O
maior desafio que enfrentamos é a resistência de uma parte do nosso público,
que tem uma faixa etária mais alta. Eles estão acostumados com o rádio
tradicional e precisam entender que o conteúdo de áudio de qualidade, como o
podcast, é muitas vezes produzido pela rádio, só que em uma plataforma diferente”,
destacou.
Pacheco acredita que o grande desafio do rádio é sair da
mentalidade de que a comunicação se restringe à frequência modulada (FM) e se
abrir para as múltiplas possibilidades do áudio digital. Ele destacou que a
renovação da audiência, principalmente a atração do público jovem, é essencial
para garantir a longevidade do rádio.
Ao responder sobre as melhores práticas para rádios que
estão migrando para o digital, Pacheco enfatizou a importância da distribuição
multiplataforma. “Para que sua rádio tenha sucesso no digital, é preciso
investir em uma distribuição eficiente. Ter um bom aplicativo, um site bem
estruturado e até mesmo um ‘skill’ na Alexa são fundamentais. Você precisa
garantir que seu público encontre a programação da sua rádio de forma fácil e
acessível”, explicou.
Ele também ressaltou que, ao conversar com a audiência sobre
essas novas formas de distribuição, as emissoras devem reforçar que o rádio
continua sendo o mesmo, mas em diferentes formatos e plataformas. “Se você
conseguir mostrar para o seu público que pode ouvir sua rádio não só pelo FM,
mas também em outras plataformas digitais, você mantém a fidelidade dos
ouvintes e aumenta sua base”, afirmou.
Bruno Pacheco concluiu sua participação no ACAERT Talks
destacando que, para o rádio continuar relevante, é necessário explorar ao
máximo as oportunidades de monetização digital, como parcerias com marcas e a
criação de conteúdo exclusivo para plataformas de assinatura. Ele acredita que
o rádio deve adotar estratégias digitais não apenas para aumentar a audiência,
mas também para criar novas fontes de receita e proporcionar experiências
exclusivas para os ouvintes.
Com sua visão estratégica e experiência na transformação
digital da JBFM, Pacheco provou que, mesmo em um cenário digital em constante
mudança, o rádio pode se manter relevante, desde que se reinvente e se conecte
de maneira inovadora com seu público.
Repórter: Amarilis Pequeno - RNA/Florianópolis