Maria Cláudia, da Itatiaia, diz que o rádio é uma paixão

A diretora de jornalismo falou da migração do jornalismo analógico para o digital na rádio

09/11/2024


Agência J.Somensi

A jornalista Maria Cláudia Santos, Diretora de Jornalismo da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte foi uma das palestrantes do Acaert Talk, encontro de profissionais de rádio e televisão promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão.

A palestra foi sobre: “Radiojornalismo, case Rádio Itatiaia”.

Maria Cláudia falou dos 70 anos da rádio Itatiaia nas mãos de uma família e a venda, há três anos, para o grupo Menin e o desafio de transformar o rádio analógico em digital sem perder a essência: “sem perder as características de uma rádio como é a Itatiaia, que é uma rádio humana, de prestação de serviço, uma rádio inspiracional”.

“O grande medo da transformação era investir no digital e perder audiência no rádio, mas descobrimos que o digital potencializa o rádio” declarou a diretora da Itatiaia”.

Maria Cláudia também comentou em sua palestra sobre o uso da inteligência artificial nas redações: “lá na Itatiaia a IA está chegando com muito critério”. E afirmou que que tem que explorar tudo o que a IA tem de bom sob o ponto de vista tecnológico. Hoje os jornalistas da emissora transcrevem tudo o que está no rádio e recortar para colocar no portal.

Maria Cláudia disse que seu maior temor com a IA é diminuir a capacidade do profissional de pensar, de achar pauta sem que venha tudo pronto.

E afirmou: “não é uma resistência, a gente tem que aproveitar apenas o que a tecnologia pode nos ajudar a não perder tempo”.

A diretora da Itatiaia ainda lembrou que 80% das pessoas ouvem rádio e que a confiança no meio só cresce.

Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT

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