A diretora de jornalismo falou da migração do jornalismo analógico para o digital na rádio
09/11/2024Agência J.Somensi
A jornalista Maria Cláudia Santos, Diretora de Jornalismo
da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte foi uma das palestrantes do Acaert Talk,
encontro de profissionais de rádio e televisão promovido pela Associação
Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão.
A palestra foi sobre: “Radiojornalismo, case Rádio Itatiaia”.
Maria Cláudia falou dos 70 anos da rádio Itatiaia nas mãos
de uma família e a venda, há três anos, para o grupo Menin e o desafio de
transformar o rádio analógico em digital sem perder a essência: “sem perder as
características de uma rádio como é a Itatiaia, que é uma rádio humana, de
prestação de serviço, uma rádio inspiracional”.
“O grande medo da transformação era investir no digital e
perder audiência no rádio, mas descobrimos que o digital potencializa o rádio”
declarou a diretora da Itatiaia”.
Maria Cláudia também comentou em sua palestra sobre o uso
da inteligência artificial nas redações: “lá na Itatiaia a IA está chegando com
muito critério”. E afirmou que que tem que explorar tudo o que a IA tem de bom
sob o ponto de vista tecnológico. Hoje os jornalistas da emissora transcrevem
tudo o que está no rádio e recortar para colocar no portal.
Maria Cláudia disse que seu maior temor com a IA é diminuir
a capacidade do profissional de pensar, de achar pauta sem que venha tudo
pronto.
E afirmou: “não é uma resistência, a gente tem que
aproveitar apenas o que a tecnologia pode nos ajudar a não perder tempo”.
A diretora da Itatiaia ainda lembrou que 80% das pessoas
ouvem rádio e que a confiança no meio só cresce.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT