Discussão tratará de tópicos como a distribuição da tecnologia e o uso de dados de telespectadores
13/02/2025Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional aprovou, na segunda-feira (10), requerimento de audiência pública para debater a implementação da TV 3.0. A data marcada é 10 de março. Entre os temas que serão debatidos na audiência pública, destaca-se a distribuição dessa tecnologia pelo país, garantindo que a TV 3.0 alcance diferentes regiões, incluindo áreas com menor acesso à internet.
Outro ponto em pauta é a utilização de dados dos telespectadores para personalização de anúncios e conteúdos, um aspecto que exige regulamentação para garantir a privacidade dos usuários.
O presidente do Conselho, senador Miguel Matos, destacou a necessidade de atenção à forma como os conteúdos serão entregues aos telespectadores. “A educação midiática vai estar muito ligada à TV 3.0, porque as pessoas precisarão entender como os conteúdos são sugeridos e como podem diferir para cada usuário”, disse. “Embora seja uma tecnologia que aprimora a TV aberta, também traz novos desafios de transparência na distribuição da informação”, completou Matos.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
A expectativa do Conselho é que a audiência pública seja um passo fundamental para definir as diretrizes dessa transformação digital, que deve começar a ser implementada ainda em 2025, com expectativa de migração gradual em todo o país.
Repórter: Alexandre Gonçalves / Newsletter agenTV3