Quando se trata de áudio com inserções publicitárias, o rádio segue absoluto nesse segmento, mantendo uma posição estável ao longo das últimas medições
19/02/2025Os resultados do quarto trimestre de 2024 reafirmam a posição do rádio como líder isolado no consumo de áudio, com larga vantagem sobre outras plataformas e mantendo uma relativa estabilidade em relação a medições anteriores. O meio segue representando dois terços do tempo total de escuta de áudio com suporte publicitário. Os podcasts aparecem em segundo lugar, com 18% de participação, seguidos por versões gratuitas de serviços de streaming, como o Spotify (12%), e os canais com anúncios da SiriusXM (3%).
A análise demográfica apresentada pela Edison Research mostra que o rádio tradicional tem um desempenho ainda mais expressivo entre ouvintes de faixas etárias mais altas. Entre adultos de 25 a 54 anos, a plataforma detém 62% do tempo de escuta, quase três vezes mais do que os podcasts, que possuem 23%. Já entre os ouvintes com mais de 35 anos, a liderança do rádio é ainda mais evidente: 74% contra 13% dos podcasts.
Por outro lado, entre o público de 18 a 34 anos, a disputa se mostra mais equilibrada. O rádio mantém a liderança, com 47% do tempo de escuta diária, mas os podcasts se aproximam, com 32%, seguidos pelo streaming de áudio com anúncios (20%). A participação dos podcasts no total de escuta de áudio permaneceu estável em 18% no último trimestre, mas entre os ouvintes de 18 a 34 anos houve um crescimento de um ponto percentual, atingindo 32%.
O relatório da Nielsen aponta que o áudio, em suas diferentes plataformas – rádio, podcasts, streaming musical e rádio via satélite –, representou quase 20% do tempo total de consumo de mídia dos norte-americanos no quarto trimestre de 2024. Isso equivale a uma média de três horas e 54 minutos diários de escuta.
“O fim do ano costuma ser um período movimentado para a mídia nos Estados Unidos, e 2024 não foi diferente para o áudio”, observa o relatório. “Os últimos três meses do ano foram marcados por uma ampla variedade de temas em notícias, esportes e entretenimento.”
Entre os formatos de rádio mais sintonizados no período, o levantamento da Nielsen identificou um aumento na audiência das emissoras de notícias e talk shows, impulsionado pela cobertura da eleição presidencial dos EUA. O interesse por esportes também cresceu, especialmente com a reta final da temporada de beisebol da MLB e a NFL em pleno andamento, fortalecendo o segmento de sports talk radio.
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Outro destaque foi o crescimento significativo da audiência das emissoras do formato adulto-contemporâneo (AC), reflexo da tradicional migração dessas estações para uma programação 100% natalina no fim do ano. Esse movimento resultou em um aumento de 9% na participação do formato entre ouvintes adultos (18+). Entre os mais jovens, de 18 a 34 anos, o crescimento foi ainda mais expressivo: 17%, passando de 8,4% no terceiro trimestre para 9,8% no quarto trimestre. O dado reforça que, mesmo entre as novas gerações, a programação especial de fim de ano no rádio AM/FM continua atraindo ouvintes.
O próprio tudoradio.com, com base em dados da Nielsen Audio,
mostrou que o rádio foi novamente apontado como a trilha sonora musical do fim
de ano nos Estados Unidos. Emissoras que adotaram uma programação temática para
o Natal voltaram a registrar crescimento significativo em audiência e alcance.
Repórter: TudoRádio