Emissoras de rádio e TV têm até o final do mês para pagar a TFF e CFRP

Prazo vai até o dia 31 de março. Emissão de boletos pelo portal da Anatel

13/03/2025


As emissoras de rádio e TV têm até o dia 31 de março para efetuar o pagamento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP)A TFF, cobrada anualmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem como objetivo custear as despesas do governo federal com a fiscalização das telecomunicações, além de viabilizar o desenvolvimento de novos meios e técnicas para aprimorar essa atividade. Já a CFRP é destinada ao fomento dos serviços de radiodifusão pública.

A inadimplência junto à Anatel pode resultar na aplicação de multas e juros elevados, além da impossibilidade de renovar a outorga ou solicitar alterações técnicas até a regularização da situação.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A emissão dos boletos da TFF e CFRP deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do portal da Anatel (https://sistemas.anatel.gov.br/Boleto/Internet/Index_Boleto.asp). A Agência não envia boletos bancários por correspondência física ou eletrônica, sendo responsabilidade dos outorgados acessar e gerar as guias de pagamento. A recomendação é que os contribuintes acessem os boletos com antecedência para evitar contratempos.

 CONDECINE

A Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) também deve ser paga até o dia 31 de março, sendo obrigatória apenas para as emissoras de TV. Cobrada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a Condecine tem sua arrecadação destinada ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) e ao Fundo Setorial do Audiovisual.

 A emissão dos boletos da Condecine deve ser realizada exclusivamente pela internet, pelo portal da Ancine (https://sad2.ancine.gov.br/sacs/cobrancasContribuinte/acessarCobrancasContribuinte.seam)

Assim como no caso da TFF e CFRP, a recomendação é que os contribuintes acessem os boletos com antecedência para evitar pendências.

Para esclarecimentos adicionais, o departamento jurídico da ABERT está à disposição no e-mail juridico@abert.org.br, WhatsApp (61) 2104-4604, ou pelo telefone (61) 2104-4600.

Repórter: Abert

Últimas notícias